Manuel Alegre recebe doutoramento honoris causa em Pádua

Steven Spielberg e Malala Yousafzai também serão distinguidos pela instituição italiana. Universidade criou cátedra Manuel Alegre em 2010

O escritor Manuel Alegre irá receber um doutoramento 'honoris causa' da Universidade de Pádua, em Itália, revelou hoje à agência Lusa a editora D. Quixote.

O poeta será doutorado 'honoris causa' em Línguas e Literaturas Modernas Europeias e Americanas, seis anos depois de a Universidade de Pádua ter criado a Cátedra Manuel Alegre, destinada ao estudo da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas.

O senado da Universidade de Pádua aprovou na semana passada a atribuição daquele título académico a Manuel Alegre e também ao realizador norte-americano Steven Spielberg, ao investigador polaco Krzysztof Matyjaszawski e à ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz 2014.

Para a editora portuguesa, esta "importante distinção para o autor de 'Praça da Canção'" surge na sequência do trabalho desenvolvido em torno da obra de Manuel Alegre pela Universidade de Pádua, depois de criada aquela cátedra.

Não foi ainda divulgada a data em que o autor receberá o doutoramento.

Manuel Alegre, 80 anos e meio século de vida literária, foi homenageado e distinguido recentemente com três prémios literários de relevo: Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e Grande Prémio de Literatura dst.

Pelo conjunto da sua obra, Manuel Alegre - nome histórico ligado ao PS - foi distinguido em 1999 com o Prémio Pessoa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG