Manuel Alegre homenageado com Prémio Vida Literária

Para além deste prémio, foi hoje anunciado que o escritor irá receber, no dia 20 de maio, o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.

A Associação Portuguesa de Escritores anunciou hoje que o escritor Manuel Alegre iria ser condecorado com o Prémio Vida Literária 2015/2016 pelo seu "longo percurso literário".

Depois de nomes como Miguel Torga, José Cardoso Pires, José Saramago ou Sophia de Mello Breyner Andresen, chega agora a vez de Manuel Alegre ser distinguido com o galardão.

O prémio, no valor de 22 500 euros, será entregue numa cerimónia com data ainda por anunciar e vem na senda do percurso "muito premiado e reconhecido pelos leitores e pela crítica, em termos que tornam inconfundível a sua presença de poeta, narrador, cronista, ensaísta, na esfera cultural do país", como se pode ler no comunicado da Associação.

Mas este não será o único prémio que Manuel Alegre receberá. Também hoje foi anunciado que, no dia 20 de maio, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) irá distinguir o autor com o Prémio de Consagração de Carreira.

Considerado pela SPA como um "dos nomes mais destacados da vida literária, cívica e política portuguesa, desde meados da década de sessenta do século passado", Manuel Alegre irá receber o seu prémio numa cerimónia onde estará presente o ministro da Cultura, João Soares.

Nascido em 1936, Manuel Alegre estreou-se na publicação literária em 1965 com o livro "Praça da Canção". Hoje em dia conta com mais 30 publicações, já foi deputado, candidato a Presidente da República. Atualmente é, entre outras coisas, cooperador da SPA e "uma das figuras mais ativas da vida cultural e política portuguesa".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG