A Mona Lisa nua de Leonardo da Vinci?

O desenho a carvão, conhecido como Monna Vanna, poderá ter sido um esboço para a célebre pintura Mona Lisa

Leonardo da Vinci pode ter pintado Mona Lisa nua. O retrato a carvão de uma mulher nua, conhecido como Monna Vanna, era anteriormente atribuído apenas a Andrea Salaí, um artista italiano aprendiz de Leonardo da Vinci. Agora, uma dupla de especialistas em arte do Museu do Louvre, em Paris, acredita que o retrato é "pelo menos em parte" de Leonardo da Vinci e representa uma versão nua da célebre pintura Mona Lisa.

"O desenho tem uma qualidade na forma como o rosto e as mãos foram executados que é verdadeiramente notável. Não é uma cópia pálida. Estamos a olhar para algo que foi trabalhado em paralelo com a Mona Lisa, no final de vida de Leonardo. É quase certamente um trabalho preparatório para uma pintura a óleo", afirmou Mathieu Deldicque, curador no Museu do Louvre, em declarações citadas pela BBC .

Bruno Mottin, especialista em conservação no mesmo museu, confirmou ainda que o retrato datava do período de vida de Leonardo, no inicio do século XVI, e que era de uma "qualidade muito alta".

De acordo com os dois peritos, as semelhanças com Mona Lisa estão no facto de as mãos e o corpo serem quase idênticos, além de os retratos serem do mesmo tamanho. Os pequenos orifícios, perfurados ao redor da figura sugerem que esta pode ter sido utilizada para rastrear a sua forma numa tela.

No entanto, Mottin realçou que o sombreado no topo do desenho, perto da cabeça, foi feito por alguém destro, não podendo por isso ser atribuída a totalidade do retrato a Leonardo da Vinci, uma vez que o pintor desenhava com a mão esquerda.

"Devemos permanecer prudentes. É um trabalho que vai levar algum tempo. É um desenho muito difícil de analisar porque é particularmente frágil", acrescentou o especialista em conservação.

Monna Vanna pertence, desde 1862, à coleção de arte renascentista do Museu Condé, instalado no histórico Castelo de Chantilly, no norte da capital francesa.

Leonardo da Vinci foi um dos grandes pintores do Renascimento italiano e a sua pintura a óleo, Mona Lisa, continua a ser umas das obras de arte mais valiosas do mundo.

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.