Fado, rock, rap e pop: Tudo em português n' O Sol da Caparica

A organização do festival revelou os primeiros nomes que farão parte do cartaz. O Sol da Caparica regressa nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto.

E já são conhecidos os primeiros nomes que farão parte do alinhamento da 3.ª edição do festival Sol da Caparica e podemos, para já, contar com os nomes de Rui Veloso, The Gift, C4 Pedro, Ana Moura, Os Rappa, Orelha Negra e Mundo Segundo & Sam the Kid.

A "guarda avançada", como lhe chama a organização, cumpre a tradição da mistura de sons, ritmos e estilos, mantendo sempre a ligação à lusofonia com artistas que atravessam gerações.

Rui Veloso dispensa apresentações. O pai do rock português, que comemorou no ano passado 35 anos de carreira, levará ao Sol temas que fazem parte do imaginário de muitos portugueses como A Paixão, Não há Estrelas no Céu ou Chico Fininho.

Quem também está a celebrar duas décadas enquanto grupo são os The Gift. A banda, composta por Sónia Tavares, John Gonçalves, Miguel Ribeiro e Nuno Gonçalves, editou no ano passado a compilação 20 que celebra os temas que os tornaram numa das maiores bandas do país.

De Angola chega C4 Pedro. O cantor, que fez parte dos B4 Los Compadres que conta com sucessos individuais como Vamos Ficar Por Aqui ou African Beauty, trará ao Sol da Caparica o ritmo africano que nos últimos anos tem contagiado os portugueses.

Ana Moura é a fadista de serviço desta "guarda avançada". Neste momento numa concorrida tournée mundial, a fadista tem já lugar marcado no festival onde, de certeza, que irá cantar Desfado, Dia de Folga ou E Tu Gostavas de Mim.

Os Rappa chegam do outro lado do Atlântico diretamente para a Caparica, com o seu som que, mantendo uma tradição rock, vai buscar inspirações ao samba, ao reggae e ao funk. A banda brasileira, conhecida pelas suas letras com impacto social, regressa a Portugal depois de já terem passado por sítios como o MEO Sudoeste ou a Casa da Música, no Porto.

Os Orelha Negra também fazem parte do lote de confirmados, ou não fossem eles umas das melhores bandas nacionais. A preparem-se para lançar um novo álbum este ano, a banda não deixará ninguém indiferente com as suas músicas.

Sam The Kid aparece em dose dupla. O cantor, membro dos Orelha Negra, irá também pisar o palco com o seu parceiro Mundo Segundo. Depois de vários concertos pelo país, é a vez destes dois amigos levarem o seu hip hop até ao Sol.

O festival O Sol da Caparica acontece nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto. Para já ainda só existe a hipótese de comprar os bilhetes através do Fã Pack Fnac, onde, por 35 euros, os festivaleiros têm acesso aos 4 dias deste festival.