30 filmes para ver até aos Óscares. Na sala de cinema ou no sofá

São 30 filmes para ver nas salas, em DVD, via Netflix ou videoclube até ao dia em que a passadeira vermelha se desenrola no Dolby Theatre de Los Angeles.

No cinema

1. The Revenant: O Renascido, o filme de Alejandro Gonzalez Iñarritu que pode dar a Leonardo DiCaprio o primeiro Óscar de melhor ator, estreou no cinema a 21 de janeiro e é o título mais nomeado nesta edição dos Óscares. Aparece nas categorias de melhor filme, melhor fotografia, melhor realização (e a vencer será o segundo Óscar seguido para Iñarritu), melhor ator secundário (Tom Hardy), guarda-roupa, sonoplastia, montagem, direção de arte, maquilhagem e efeitos visuais.

2. Baseado numa histórica verídica, a investigação dos repórteres do Boston Globe a uma série de casos de pedofilia na diocese da cidade, O Caso Spotlight está entre os nomeados para melhor filme. Também pode receber prémios nas categorias de melhor ator secundário (Mark Ruffalo), melhor atriz secundária (Rachel McAdams), melhor realização (Tom McCarthy), montagem e argumento original (Josh Singer & Tom McCarthy).

3. A Ponte dos Espiões, o mais recente título de Steven Spileberg, protagonizado por Tom Hanks está na salas de cinema desde 26 de novembro, e ainda pode ser visto no Dolce Vita Coimbra e nos cinemas da rede UCI.

4. Carol estreou esta quinta-feira e está nomeado em cinco categorias. Cate Blanchett está nomeada pela sétima vez para melhor atriz. Se vencer, este será o terceiro Óscar. Rooney Mara pode vencer como melhor atriz secundária. Em 2011, esteve entre as opções para melhor atriz por The Girl with the Dragon Tattoo. Guarda-roupa, fotografia, música original e argumento adaptado.

5. A Queda de Wall Street, história da crise de subprime que levou à falência do Lehamn Brothers e uma crise internacional sem precedentes, chegou às salas de cinema no dia 14 de janeiro e logrou nomeações para várias categorias, incluindo melhor realizador (Adam McKay), melhor ator secundário para Christian Bale, melhor argumento adaptado, melhor montagem e melhor filme.

6. Brie Larson, que protagoniza Quarto, venceu o Globo de melhor atriz e é apontada como uma das favoritas para a noite de 28 de fevereiro. O filme relata a vida em cativeiro de uma mãe e do seu filho e estreia na próxima quinta-feira, dia 11. Também está entre os nomeados para melhor filme, melhor realizador (Lenny Abrahamson) e argumento adaptado.

7. Brooklyn confirmou o talento de uma atriz de nome complicado, Saoirse Ronan, nomeada para melhor atriz. O filme também se apresenta nas categorias de melhor argumento adaptado e melhor filme. Realizado por John Crowley, passa-se num período em que muitos irlandeses chegam aos EUA, o início do século XX.

8. Trumbo tem uma simples nomeação: Bryan Cranston como melhor ator. Donald Trumbo, o protagonista da história, é um argumentista considerado persona non grata em Hollywood. Ele, não o seu trabalho. A estreia está prevista para 18 de fevereiro.

9. A Rapariga Dinamarquesa conseguiu um feito: Eddie Redmayne, vencedor do Óscar de melhor ator há um ano, está nomeado pela segunda vez nesta categoria. Interpreta Lily Elbe, a primeira transgénero a submeter-se a operações de mudança de sexo. Alicia Vikander, co-protagonista do filme, também está nomeada para melhor atriz secundária. O filme de Tonj Hooper (autor de O Discurso do Rei) também se candidata para melhor direção de arte.

10. Jennifer Lawrence pode conseguir um feito caso vença o Óscar de melhor atriz em Joy, Conseguirá vencer três vezes muito antes de Meryl Streep, a recordista, o ter conseguido. O filme está nos cinemas desde 7 de janeiro. Robert De Niro, Bradley Cooper, Isabella Rossellini também estão no elenco.

11. 45 Anos pode ser visto nas salas de cinema UCI. O filme é protagonizado por Tom Courtenay Charlotte Rampling, marido e mulher a quem uma história do passado vem ensombrar as celebrações dos 45 anos de casados. A atriz está nomeada para o Óscar. É a sua primeira nomeação.

12. Os Oito Odiados, novo título de Quentin Tarantino, com Samuel L. Jackson, Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh tem três nomeações. Para além de Leigh como melhor atriz, a música de Ennio Morricone e a fotografia. Está nos cinemas.

13. Sicario - Infiltrado será lançado em DVD em breve e já está em pré-venda. Está nomeado para melhor fotografia e melhor música.

14. Star Wars: O Despertar da Força ainda está no cinema e nos Óscares tem quatro nomeações. Melhor música, Mistura do Som, Efeitos Especiais e Montagem de som.

15. A Juventude, com Michael Caine e Harvey Keitel e realização de Paolo Sorrentino, dá a primeira nomeação a David Lang pela Simple Song #3. Está nos cinemas UCI.

16. Anomalisa é longa-metragem para adultos e um dos cinco filmes de animação que estão nomeados.

17. O Filho de Saul é um filme de origem húngara, realizado por Lazlo Nemes, nomedado para melhor filme estrangeiro. Tem estreia marcada para 25 de janeiro.

Em DVD

18. Amy, sobre a vida da cantora Amy Winehouse está em DVD e no videoclube Meo. É um dos cinco nomeados para melhor documentário.

19. Perdido em Marte leva Matt Damon de novo ao espaço. O ator está entre os nomeados para melhor ator. Mas também pode conseguir estatuetas para efeitos especiais, montagem de som, argumento adaptado, mistura de som e direção de arte. O filme de Ridley Scott estreou nos cinemas no dia 1 de outubro, e já está disponível em DVD e nos videoclubes Meo e Nos.

20. 007: Spectre, que já só se pode ver em DVD ou blu-ray. Nos Óscares têm uma nomeação. Para a música original de Jimmy Napes e Sam Smith, Writing's on the Wall.

21. A Ovelha Choné, produzido pela Aardman Studios, no Reino Unido, chegou aos Óscares. Está nomeado para melhor animação. Também está no videoclube Meo.

No videoclube

22. Mad Max - Estrada da Fúria, com Charlize Theron e Tom Hardy, é um dos oito nomeados para melhor filme de 2015 e é um dos mais nomeados em categorias técnicas (montagem de som, direção de arte, mistura de som, montagem, fotografia, maquilhagem, efeitos especiais) e o realizador, George Miller, também está nomeado. Está no Meo.

23. Cinderella pode ser visto no videoclube Meo e Nos. Só tem uma nomeação: melhor guarda-roupa.

24. O Centenário que Fugiu pela Janela e Desapareceu está nomeado para melhor maquilhagem e pode ser visto no Meo videoclube. A história viaja da guerra civil espanhola, por um gulag soviético e pelo muro de Berlim, entre outros acontecimentos.

25. Divertida-mente, da Disney, também está nomeado para melhor animação

No Netflix

26. O documentário Cartel Land, nomeado para esta categoria, passa-se dos dois lados da fronteira dos EUA e do México, onde dois grupos lutam contra cartéis de droga.

27. What Happened, Miss Simone foi lançado no Festival de cinema de Sundance em janeiro de 2015 e é uma produção do Netflix sobre a vida da cantora e ativista Nina Simone, com realização de Liz Garbus. Está nomeado na categoria de melhor documentário.

28. Winter on Fire é a lente do realizador Evgeny Afineevsky na revolução ucraniana por dentro. O documentário é uma produção da plataforma Netflix e está nomeado nesta categoria.

29. The Hunting Ground leva Lady Gaga às nomeações na categoria de melhor canção original com Til it Happens to You. O documentário traz à luz as muitas dificuldades que vítimas de violação em campus universitários EUA têm para se conseguir fazer ouvir.

Em festivais de cinema

30. Memórias de Marnie, nomeado para melhor animação, é um dos filmes que passa no festival de animação Monstra, entre 3 e 13 de março. Pertence ao Studio Gibli.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG