William Carvalho. Um guarda-costas de gelo
William Silva de Carvalho nasceu no bairro Sambizanga, em Luanda, e foi já na adolescência que se mudou com a família para Portugal, mais concretamente para a zona de Sintra. Nos modestos Algueirão e no Mira Sintra começou a dar os primeiros passos no futebol, mas foi neste último emblema que começou a despertar a atenção dos dois rivais de Lisboa. O primeiro a bater-lhe à porta foi o Benfica, que após três meses de observações, o convidou a mudar-se para a formação do clube. O médio, então com 13 anos que já jogava nos juvenis, não se deixou convencer, afinal o coração batia pelo Sporting...
No dia em que recebeu o convite dos encarnados, tinha feito um golo pelo Mira Sintra na derrota com o Sporting. Os técnicos leoninos ficaram desde logo com William debaixo de olho e duas semanas depois o clube de Alvalade bateu-lhe à porta, cumprindo-se assim o sonho do miúdo que já jogava com os mais velhos...
[citacao:Se sinto que nasci para vencer? Sim, sinto que fui escolhido por Deus.]
Em Alcochete iniciou a sua evolução, passando pelos iniciados, juvenis e juniores, antes de ser emprestado ao Fátima, que militava na II Divisão, no primeiro ano de sénior, aos 19 anos. Só que a meio da temporada 2011/12 surgiu a possibilidade de emigrar para a Bélgica, para representar o Cercle Brugge, clube com quem o Sporting tinha um protocolo. Em uma temporada e meia tornou-se indiscutível da equipa.
[youtube:1xmPBL6hdiw]
No verão de 2014, Leonardo Jardim assumiu o comando técnico do Sporting e como queria conhecer os vários jogadores que se encontravam emprestados, chamou William Carvalho para a pré-temporada. Era a oportunidade que precisava. Aos 22 anos, o médio tornou-se um dos indiscutíveis dos leões, surgindo na equipa como um desconhecido, que de repente arrancou para uma época fantástica que lhe valeram os maiores elogios da crítica.
Nas duas épocas que se seguiram, com Marco Silva e Jorge Jesus, manteve-se intocável, afinal estava ali um autêntico guarda-costas no meio-campo, com fibra de gelo, pois é daqueles que raramente perde a lucidez em campo, mesmo quando as coisas não correm da melhor forma.
[youtube:bP90DNF_2-0]
Em 2015 foi eleito pela UEFA como o melhor jogador do Europeu de sub-21, apesar de na final ter falhado a grande penalidade decisiva no desempate com a Suécia. A partir desse momento estava apresentado aos principais colossos do futebol europeu, que já não o perderam de vista. O adeus a Alvalade será, por isso, uma questão de tempo. E as suas exibições no Euro 2016, em França, podem muito bem servir de trampolim para voos mais altos.
[citacao:Temos a seleção recheada de grandes jogadores, um grupo forte e o melhor jogador do mundo.]
BI
Data de nascimento: 07/04/1992 (24 anos)
Naturalidade: Luanda, Angola
Altura: 1,87 m
Peso: 84 kg
Clube atual: Sporting
Clubes de formação: Algueirão, Mira Sintra e Sporting
Clubes representados: Sporting, Fátima, Cercle Brugge
Títulos: Taça de Portugal (2014/15) e Supertaça portuguesa (2015).
CARREIRA NA SELEÇÃO
Estreia: 19/11/2013, Suécia-Portugal (2-3)
Internacionalizações: 17
Golos: 0
FASE DE QUALIFICAÇÃO
Jogos: 5
Minutos: 178
Golos: 0
NÚMEROS
2 troféus/títulos conquistados enquanto sénior
3 golos marcados esta época pelo Sporting
5 golos marcados nos escalões jovens das seleções
14 golos marcados como jogador sénior
17 jogos pela seleção nacional A
31 jogos realizados nos escalões jovens da seleção
36 jogos realizados esta época pelo Sporting
193 jogos realizados como jogador sénior
2889 minutos jogados esta época no Sporting
45 000 000 milhões de euros é o valor da cláusula de rescisão com o Sporting