MAAT encerrado até 27 de março. Mau tempo provocou danos
O edifício do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, que sofreu esta quinta-feira danos na zona da entrada, causados pelo vento forte foi encerrado. Na sua página oficial de Facebook, o museu da Fundação EDP informa que é necessário realizar obras de manutenção e que, por isso, o espaço só reabrirá a 27 de março.
O encerramento é motivado por obras que "visam repor uma parte do teto que cedeu devido às condições atmosféricas extremas e às fortes rajadas de vento que ocorreram na tarde de 19 de dezembro". O MAAT adianta não terem sido registados quaisquer danos pessoais.
Quanto às obras, o museu assinala que já estava previsto o seu encerramento entre fevereiro e março para obras de manutenção e melhoria, mas os estragos causados pelo mau tempo e o encerramento forçado justificam a antecipação dessa intervenção.
As obras previstas visavam adaptar o espaço do museu à nova programação para 2020 e 2021, realizando-se agora em simultâneo com a reparação da zona afetada pelos ventos. Esta interrupção servirá também para acelerar a conclusão do restaurante do MAAT, cuja abertura está prevista para a primavera de 2020, acrescentou.
Os danos no edifício da arquiteta Amanda Levete, que abriu ao público há três anos, aconteceram na noite desta quinta-feira. "Infelizmente, o novo edifício MAAT sofreu danos devido à tempestade Elsa. Encontra-se encerrado para obras de manutenção", refere nota do museu.
A Central Tejo continua aberta e a funcionar no seu horário regular: todos os dias (exceto terças), das 11h às 19h", lê-se na mensagem colocada na rede social.
A norte, em Matosinhos, a Casa da Arquitectura também encerrou por causa do mau tempo.
"Devido às fortes intempéries e aos estragos causados pelo temporal no Quarteirão da Real Vinícola, a Casa da Arquitectura está encerrada até ao próximo dia 26 de dezembro, para manutenção e reparações. O acesso ao Quarteirão encontra-se condicionado durante o mesmo período", diz a mensagem do museu da arquitetura