Vencedor do cartaz da Romaria d'Agonia anunciado em junho

A VianaFestas, entidade municipal organizadora da Romaria d'Agonia, em Viana do Castelo, recebeu mais de 25 propostas para a conceção do cartaz da festa de 2012 e o vencedor será anunciado em junho.
Publicado a
Atualizado a

"Recebemos 25 propostas em carta fechada, mas cada uma pode ter mais do que um cartaz. Serão analisados nos próximos dias, quando o júri reunir pela primeira vez", explicou hoje à Agência Lusa fonte da VianaFestas.

O concurso é organizado pelo segundo ano consecutivo, mas agora está limitado a um máximo de duas propostas de cartaz por autor, contrariamente ao que aconteceu em 2011, em que não existia qualquer limite.

Também pela primeira vez, além de ostentar o título de "cartaz oficial" da Romaria de Nossa Senhora d"Agonia, o vencedor terá ainda direito a um prémio pecuniário de 500 euros. No ano passado, o concurso recebeu 36 trabalhos, mas só o vencedor apresentou doze propostas.

Em mais de cem anos de história, a conceção do cartaz oficial da Romaria será feita, pela segunda vez, por concurso público, que decorreu até 11 de maio. "Entretanto, vamos analisar as propostas recebidas para anunciar, em junho, o cartaz vencedor", explicou a mesma fonte.

O júri deste concurso é composto por sete elementos, representando a Câmara Municipal de Viana do Castelo, VianaFestas, Comissão de Festas, Real Irmandade de Nossa Senhora d'Agonia, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Associação Empresarial e Associação Portuguesa de Design.

Até 2010, cabia à VianaFestas convidar diretamente algum especialista, fotógrafo ou designer. O formato foi criticado em 2010, nomeadamente nas redes sociais, não só devido ao tema do cartaz - o mar de Viana - mas até em relação à estética da jovem mordoma que nele figurava. Na edição de 2012, a organização pretende selecionar um "cartaz original que divulgue a romaria a nível nacional e internacional".

O regulamento do concurso estabelece como condições para o cartaz que este transmita "a alegria e a vida que caracterizam a Romaria das Romarias de Portugal", assim como a "importância do Traje à Vianesa em homenagem à Mulher de Viana".

Apela ainda à inspiração do "naipe doceiro das gulodices vianenses, conventual, tradicional, romaria" e "à arte da canelografia [decoração de doces com canela]", por serem os temas da Romaria de 2012. Está ainda prevista a exposição pública dos restantes trabalhos, que cumpram os requisitos, durante os dias da festa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt