Vencedor do cartaz da Romaria d'Agonia anunciado em junho
"Recebemos 25 propostas em carta fechada, mas cada uma pode ter mais do que um cartaz. Serão analisados nos próximos dias, quando o júri reunir pela primeira vez", explicou hoje à Agência Lusa fonte da VianaFestas.
O concurso é organizado pelo segundo ano consecutivo, mas agora está limitado a um máximo de duas propostas de cartaz por autor, contrariamente ao que aconteceu em 2011, em que não existia qualquer limite.
Também pela primeira vez, além de ostentar o título de "cartaz oficial" da Romaria de Nossa Senhora d"Agonia, o vencedor terá ainda direito a um prémio pecuniário de 500 euros. No ano passado, o concurso recebeu 36 trabalhos, mas só o vencedor apresentou doze propostas.
Em mais de cem anos de história, a conceção do cartaz oficial da Romaria será feita, pela segunda vez, por concurso público, que decorreu até 11 de maio. "Entretanto, vamos analisar as propostas recebidas para anunciar, em junho, o cartaz vencedor", explicou a mesma fonte.
O júri deste concurso é composto por sete elementos, representando a Câmara Municipal de Viana do Castelo, VianaFestas, Comissão de Festas, Real Irmandade de Nossa Senhora d'Agonia, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Associação Empresarial e Associação Portuguesa de Design.
Até 2010, cabia à VianaFestas convidar diretamente algum especialista, fotógrafo ou designer. O formato foi criticado em 2010, nomeadamente nas redes sociais, não só devido ao tema do cartaz - o mar de Viana - mas até em relação à estética da jovem mordoma que nele figurava. Na edição de 2012, a organização pretende selecionar um "cartaz original que divulgue a romaria a nível nacional e internacional".
O regulamento do concurso estabelece como condições para o cartaz que este transmita "a alegria e a vida que caracterizam a Romaria das Romarias de Portugal", assim como a "importância do Traje à Vianesa em homenagem à Mulher de Viana".
Apela ainda à inspiração do "naipe doceiro das gulodices vianenses, conventual, tradicional, romaria" e "à arte da canelografia [decoração de doces com canela]", por serem os temas da Romaria de 2012. Está ainda prevista a exposição pública dos restantes trabalhos, que cumpram os requisitos, durante os dias da festa.