Uma música por dia: Caetano Veloso, "Alegria, Alegria"

Aos 76 anos, o músico brasileiro continua a caminhar contra o vento.
Publicado a
Atualizado a

Parabéns, Caetano Veloso! Hoje o músico brasileiro completa 76 anos. E se é verdade que continua em grande forma, como tivemos oportunidade de confirmar no concerto (maravilhoso) que deu em Portugal na semana passada, também é verdade que se tivermos que escolher uma canção, uma só, para o celebrar, é quase inevitável que seja a longínqua Alegria, Alegria.

Este foi o tema que Caetano apresentou no Festival da Record em 1967, no mesmo ano em que Gilberto Gil levou Domingo no Parque, marcando assim o início do movimento tropicalista na música brasileira. Não só pelo ritmo tão distante da chamada MPB - Música Popular Brasileira como também pela mensagem jovem e positiva que enviava: "Caminhando contra o vento (...) Eu vou. Porque não?".

Letra cheia de referências à cultura popular, da Coca Cola à Brigitte Bardot, passando pelo "nada no bolso ou nas mãos" que é uma citação de Sartre, houve também quem visse no "sem lenço sem documento" uma espécie de "Lucy in the Sky with Diamonds" brasileira, com LSD escondido com rabo de fora.

O som não é o melhor, mas vejam-no a cantar Alegria, Alegria no festival de 1967:

E esta é a última versão que Caetano fez, cantando com os filhos:

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt