Ucranianos fazem filas para comprar selo sobre navio russo afundado
Um selo com um soldado ucraniano a fazer um gesto obsceno com a mão para o navio russo Moskva, afundado no Mar Negro alegadamente por mísseis ucranianos, tornou-se um item de colecionador para os ucranianos que o veem como um sinal de "vitória".
Na agência postal central da capital Kiev, centenas de ucranianos de todas as idades puderam ser vistos na fila durante horas, nesta sexta-feira (15), para tentar garantir um exemplar do milhão de cópias impressas até agora.
"Aquele navio era o maior que eles tinham... Eles apostaram muito nele e nós destruímo-lo!" disse Yury Kolesan, de 22 anos, que esperou duas horas e meia para obter um conjunto de 30 selos. "É uma nova fase da guerra, uma fase de vitória!", disse à reportagem da AFP.
O navio de guerra afundou na quinta-feira após uma explosão e um incêndio que a Ucrânia alegou ter sido causado por um ataque de mísseis seus - enquanto a Rússia disse que o dano foi causado por uma explosão de munições a bordo.
O cruzador de mísseis ganhou notoriedade nos dias iniciais da invasão da Ucrânia pela Rússia, quando a sua tripulação apelou a uma unidade de guardas de fronteira ucranianos para se renderem, vendo este recusarem de modo desafiador, num incidente que rapidamente se tornou um símbolo da resistência ucraniana contra o ataque da Rússia.
O serviço postal da Ucrânia lançou no mês passado um concurso para ilustrar o episódio.
Das mais de 500 candidaturas, o desenho vencedor foi o do designer de Lviv Boris Groh, que mostra um soldado ucraniano por trás a fazer um gesto obsceno para o navio de guerra russo.
O selo provou ser um sucesso, esgotando em muitas agências dos correios e aparecendo rapidamente para revenda online.
"Queríamos imprimir mais, mas o bombardeamento de ontem à noite em Kiev afetou o trabalho da fábrica e não conseguimos imprimir a quantidade necessária", disse à AFP o representante do serviço postal ucraniano Igor Smelyansky.