Toyota aposta nos híbridos para vender um milhão

O presidente da Toyota Motor Europe, Didier Leroy, disse esperar que a introdução de cerca de dez novos modelos híbridos na gama irá ajudar a impulsionar as vendas da marca japonesa em um milhão de carros até 2014.
Publicado a
Atualizado a

Didier Leroy, que falava aos jornalistas na véspera da abertura do Salão Automóvel de Genebra, comprometeu-se a atingir uma meta de crescimento de 10 por cento de vendas na Europa para este ano, contra os 808 mil vendidos em 2010. Aquele que se tornou o primeiro presidente não-japonês das operações Toyota em todo o mundo desde Julho do ano passado afirmou que "entre 2013 e 2014 voltaremos a um milhão de vendas", acrescentando que cerca de 20 por cento dessas vendas será um carro híbrido, comparando com os 9 por cento no ano passado.

As vendas da Toyota Europa em 2010 foram de 781 mil unidades quando o construtor japonês já tinha atingido um pico de 1,2 milhões de veículos em 2007, antes de a crise financeira atacar toda a economia mundial. Apesar de a Toyota ter passado por uma crise de credibilidade devido aos problemas de 'recall' de carros, a quota de mercado caiu ligeiramente para os 4,6 por cento na Europa o ano passado. Didier Leroy explicou que os resultados financeiros da empresa estavam a melhorar mais rápido do que o esperado devido a "uma abordagem mais disciplinada com os custos e marketing".

O presidente da Toyota Motor Europe fez questão de frisar que no trimestre Outubro-Dezembro, as operações europeias "obtiveram um lucro de 20 milhões de euros, o que reverteu as perdas pela primeira vez em cerca de três anos". Para Didier Leroy, o importante é ter "um crescimento rentável", acrescentando que muitos dos seus concorrentes só têm um objectivo na Europa, ou seja "bater a Toyota". O presidente da Toyota Europa está convencido que muito das vendas e crescimento do grupo japonês será com os veículos híbridos da Toyota e da Lexus, como os modelos que vão estrear mundialmente no Salão Automóvel de Genebra que abre de 3 a 13 de Março.

Para o salão suíço, os japoneses vão desvendar o Yaris HSD Concept, um automóvel híbrido em que a intenção da Toyota é levar esta tecnologia ao mercado do segmento B, o que mais vende na Europa, e estará disponível em meados de 2012, assim como o novo Prius+, um modelo que tem todas as vantagens do atual Prius mas com sete lugares. A Toyota vai ainda desvendar a nível europeu o seu protótipo completamente eléctrico através do IQ, o novo veículo para a mobilidade urbana e o seu oposto, o protótipo FT-86 II, um desportivo que marcará a nova geração da marca, segundo o comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt