Sustentável da cabeça aos pés
Não há desculpas. São cada vez mais as opções no mercado ao nível da moda sustentável. Pode-se estar alinhado com as principais tendências e, ao mesmo tempo, ser amigo do ambiente. Dos pés à cabeça, como comprovam a Karun, a Levi's e a Havainas, que lançam propostas sustentáveis em Portugal.
A Karun, sedeada na Patagonia, combina a conservação da natureza com empoderamento rural através da criação de produtos inovadores. A marca acaba de chegar a Portugal, através da MultiOpticas, com a nova coleção de óculos de sol, desenhada em parceria com a ativista e atriz Shailene Woodley, que reinterpreta o estilo clássico dos anos 1960 e 1970, aliado à vertente sustentável.
A coleção dispõe de designs de vanguarda, combinando linhas ousadas e novas cores, disponíveis a partir de 79 euros. São modelos de alta durabilidade criados através de Econyl nylon regenerado, proveniente de redes de pesca recicladas e outros materiais descartados na Patagonia, como metais e policarbonato reciclados. A Karun produz óculos de alta qualidade a partir de métodos completamente diferenciadores, usando materiais naturais, reciclados e reaproveitados, e trabalhando de mãos dadas com as comunidades rurais, como forma de lhes conceder os meios para proteger o seu território selvagem.
A nova coleção faz parte da campanha "Wear What You Stand For", que convida os consumidores a usarem o estilo como um meio de expressão pessoal. "Vestir aquilo em que acreditamos significa utilizar a moda, a roupa e os acessórios que usamos no dia a dia como ferramenta de autoexpressão e meio para atingir os nossos objetivos comuns", defende Shailene Woodley.
Da cabeça para os pés, saltamos para a Havaianas, que aposta agora numa coleção de alpercatas feitas com algodão reciclado. As Espadrille Eco II são um modelo unissexo que chega em cinco cores diferentes - algumas delas pastel. Têm solas de borracha macias e flexíveis e a parte superior é feita de 41% de algodão reciclado, certificado pelo selo de sustentabilidade da Better Cotton Initiative. Estão à venda por 30 euros.
Já as Classic Flatform Eco, em quatro modelos diferentes disponíveis por entre 38 e 39 euros, combinam conforto e uma plataforma, sendo a parte superior feita a partir de fios de algodão reciclado, cultivado pelos produtores locais da Paraíba, no Brasil.
A marca brasileira também lançou uma mochila composta por 50 por cento de tecido gerado através da reciclagem de garrafas PET. Existe em três combinações de cores - azul e vermelho; verde e azul; e laranja e azul - e custa 35 euros.
Numa parceria da Levi's com a Renewcell, foram também recentemente lançados os 501 Original Circulares, feitos com algodão orgânico e denim reciclado e reciclável. A natureza do icónico modelo da marca mantém-se intacta, mas agora de acordo com o compromisso de desenvolver peças mais conscientes e amigas do planeta. Todos os materiais e componentes usados nesta nova versão dos 501, foram, segundo a Levi's pensados e selecionados para garantir que no seu pós-uso, os mesmos dão origem e são eficientemente transformados em novas peças de roupa.