Sorteio permite sonhar com oitavos. Até ao menos afortunado Benfica
Dos três clubes portugueses a sorteio, a fava da Champions 2022-23 saiu claramente ao Benfica. A equipa de Roger Schmidt ficou no grupo H, na companhia do renovado e milionário Paris SG, da Juventus e do Maccabi Haifa. O FC Porto voltou a calhar no grupo do Atl. Madrid (pela 2.ª vez consecutiva) e ainda do Bayer Leverkusen e Club Brugge. Já o Sporting não se pode queixar do sorteio, que decorreu esta quinta-feira em Istambul (Turquia), uma vez que calhou num grupo sem "tubarões" e pode sonhar com o apuramento para os oitavos de final (a acontecer será histórico por ser a segunda vez consecutiva), reservado ao 1.º e 2.º classificados.
As águias foram a última equipa portuguesa a garantir a presença na fase de grupos, depois de terem ultrapassado os dinamarqueses do Midtjylland, na 3ª pré-eliminatória, e os ucranianos do Dínamo Kiev no play-off. Colocado no pote 3, o Benfica sabia que teria pela frente dois adversários teoricamente mais fortes e a sorte ditou que vá medir forças com o milionário PSG de Messi, Mbappé e Neymar e dos portugueses Vitinha, Danilo, Nuno Mendes e Renato Sanches, que assim regressa à Luz. Além do campeão francês, os encarnados irão jogar com a Juventus, dona de duas Champions, mas ainda à procura dos melhores tempos, e com o campeão israelita Maccabi Haifa.
"Vamos ter seis jogos interessantes. Vai ser um grupo difícil mas vamos manter sempre o mesmo objetivo de poder passar a fase de grupos", reagiu Simão Sabrosa, diretor para as relações internacionais do Benfica, enaltecendo o trajeto da equipa de Roger Schmidt: "Tivemos a grandeza de poder estar na fase de grupos."
Tal como o Benfica, também o Sporting ficou no pote 3 e à mercê dos "tubarões", que acabou por evitar. A equipa de Rúben Amorim irá jogar com o Eintracht Frankfurt (o vencedor da Liga Europa e único cabeça de série não campeão) e ainda com o Tottenham (onde alinha Eric Dier, central formado na Academia), e o Marselha (do defesa português Nuno Tavares, ex-Benfica). Os leões têm um histórico amplamente negativo frente a equipas alemãs, inglesas e francesas na prova, com apenas três vitórias em 26 encontros. Ir "jogo a jogo" é o lema, segundo o diretor desportivo Hugo Viana, lembrando que os adversários "já foram finalistas da Champions".
Já o FC Porto estava entre os campeões dos sete principais campeonatos da Europa, evitando assim alguns colossos (como Real Madrid, Bayern Munique ou Manchester City) ... mas não se livrou do carrasco da época passada - a equipa de Diego Simeone, que tem João Félix como uma das grandes figuras, relegou o FC Porto para a Liga Europa ao vencer no Dragão (3-1, depois de um empate sem golos em Madrid). Além dos colchoneros, Sérgio Conceição tem pela frente os alemães do Bayer Leverkusen (3.º da última Bundesliga) e o campeão belga Club Brugge, o único dos três com quem tem saldo positivo.
Com três clubes portugueses na fase de grupos pela segunda época consecutiva e sem Cristiano Ronaldo (para já e se não mudar de clube até dia 31) em prova pela primeira vez desde 2002-03, o campeão e recordista de títulos (14), o Real Madrid ficou com via verde para seguir em frente, após um sorteio que juntou três tubarões no grupo C (Bayern, Barcelona e Inter) e ditou vários regressos a antigas casas - Lewandowski irá voltar a Munique com a camisola do Barcelona (grupo C), enquanto Haaland vai rever os antigos companheiros do Dortmund ao serviço do Manchester City (grupo G).
O objetivo das 32 equipas é chegar ao Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, no dia 10 de junho de 2023, mas só duas o irão conseguir. Os jogos da fase de grupos acontecem entre 6 de setembro e 2 de novembro por causa da realização do Mundial 2022.
isaura.almeida@dn.pt