Saramago homenageado na terra onde nasceu

Dia de festa na Azinhaga do Ribatejo. Sede local da fundação inaugurada com a presença do escritor
Publicado a
Atualizado a

'Gostaria que todos os enamorados do mundo viessem juntar-se e dar um beijo aqui na esquina das Ruas José Saramago com a Pilar Del Rio', disse a presidente da Fundação José Saramago, Pilar Del Rio, ontem homenageada na terra natal do marido, Azinhaga. A freguesia de Azinhaga, na Golegã, declarou Pilar Del Rio sua filha adoptiva e atribuiu o seu nome a uma das ruas principais.

Pilar Del Rio e José Saramago regressaram à Azinhaga para inaugurar a sede local da Azinhaga da Fundação José Saramago, numa tarde memorável para esta aldeia de 2000 habitantes, com um programa repleto de actividades culturais. Foi também assinado um protocolo de geminação entre as autarquias de Azinhaga, Tias, localidade em Lanza- rote onde reside o casal, e Castril, terra natal de Pilar de Rio, em Granada.

Esta sede local da fundação está aberta ao público no Largo da Praça da Azinhaga, e exibe fotografias de arquivo do Nobel português, o documento original de As Pequenas Memórias e objectos ligados à vida na aldeia, onde nasceu há 85 anos. Saramago pretende que a casa seja um 'foco de animação cultural na Azinhaga e o lugar onde os jovens possam encontrar-se, tomar um café, conviver, navegar na Internet. Não é monumento à minha glória mas um instrumento cuja utilidade está nas vossas mãos', afirmou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt