Ronaldo faz história: o primeiro a marcar em cinco Mundiais e autor do golo 50 da seleção

A equipa das quinas chegou à meia centena de golos em fases finais do Campeonato do Mundo.
Publicado a
Atualizado a

Cristiano Ronaldo marcou o primeiro golo de Portugal no Qatar 2022 - triunfo sobre o Gana (3-2) - e entrou para a história do futebol mundial como o único jogador a marcar em cinco mundiais. Ronaldo estreou-se a marcar em Mundiais no Alemanha 2006, numa vitória sobre o Irão (2-0) e voltou depois a marcar em 2010 (África do Sul), 2014 (Brasil), 2018 (Rússia) e, agora, no Qatar.

Twittertwitter1595832923743084544

"É um momento bonito, no meu quinto Mundial. Ganhámos, entrámos com o pé direito, uma vitória importantíssima. Sabemos que nestas competições ganhar o primeiro jogo é fundamental. Mais um recorde também, o único jogador a marcar em cinco Mundiais consecutivos, isso para mim é um motivo de grande orgulho. Estou muito feliz pela equipa ter feito uma excelente exibição. Difícil, mas justa vencedora", confessou Ronaldo, antes da FIFA lembrar o feito dele no Twitter.

Twittertwitter1595858408648884230

CR7 foi eleito o melhor em campo no Portugal-Gana e quando questionado sobre quem o ajudou mais para obter essa distinação, respondeu: "A equipa. Acho que fez um excelente jogo, trabalhou bastante, teve momentos muito bons, momentos também de sacrifício, entreajuda. Mas o futebol é isto, nada é garantido. O Gana, como pudemos ver, é uma equipa forte, aguerrida, que joga também joga bem, mas, na minha opinião, fomos juntos vencedores."

E se não fosse o Ronaldo, a quem daria o prémio? "Ao Félix, ao Bruno Fernandes, ao Danilo... Sei lá, qualquer um merecia este prémio, porque a equipa bateu-se bastante bem e qualquer jogador merecia", admitiu.

O jogador recusou ainda falar sobre a rescisão com o Manchester United: "O importante foi a equipa ter ganho. O capítulo está fechado e o foco está única e exclusivamente no Mundial. Como disse, queríamos, entrar com o pé direito. Ganhámos, jogámos bem, ajudei a equipa. Tudo o resto não é importante. O importante é a seleção."

Além disso o capitão português tornou-se no autor do golo 50 de Portugal em fases finais de campeonatos do Mundo. O primeiro golo de um português num mundial de futebol foi marcado por José Torres, frente à Hungria (Portugal ganhou, por 3-1), no Mundial 1966, naquela que foi a melhor participação da seleção nacional até hoje e que assistiu ainda ao golo dez, com assinatura de Eusébio, frente à Coreia do Norte (Portugal ganhou, por 5-3).

O golo 20 foi marcado por Beto, numa partida em que a seleção perdeu, por 3-2, com os EUA, no Mundial 2002, o número 30 teve assinatura de Simão Sabrosa, que marcou no triunfo frente ao México (2-1), Mundial 2006 e o golo 40 foi marcado por Nani, no empate (2-2) frente aos EUA no Mundial 2014 e o 50 aparece oito anos depois pelos pés de Ronaldo.

Titular no Portugal-Gana, CR7 emocionou-se com o hino e tornou-se ainda no quinto futebolista jogar em cinco campeonatos do Mundo. Esteve presente nas edições de 2006, 2010, 2014 e 2018 e juntou-se ao argentino Lionel Messi, ao alemão Lothar Matthaus e aos mexicanos Rafael Márquez e Antonio Carvajal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt