Putin deu cidadania russa a Steven Seagal
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que concede a cidadania russa ao ator Steven Seagal, perito em artes marciais e conhecido pelos filmes de ação da década de 90 do século passado.
O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo porta-voz do Kremlin, que admitiu que Seagal mantém, publicamente, uma relação de afeto com a Rússia e que o estatuto do norte-americano, alcançado como estrela de Hollywood, foram suficientes para lhe garantirem um passaporte russo.
Por outro lado, o ator é amigo do atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, tendo chegado a elogiá-lo em várias ocasiões: "É um dos maiores líderes mundiais", disse. Já em 2014, recorda a BBC, Seagal tinha descrito a intervenção russa na Crimeia como "bastante razoável", o que terá contribuído para o acelerar da atribuição da cidadania.
Em 2013, vários meios de comunicação chegaram a avançar que Putin teria proposto Seagal para cônsul honorário da Rússia nos estados norte-americanos da Califórnia e Arizona, mas que o governo dos EUA recusara.
Nos últimos anos, também o ator Gérard Depardieu se tornou cidadão russo: em menos de duas semanas, Putin fez o convite e ator, nascido em França e que estava em conflito com a inspeção tributária do país natal, aceitou.
Steven Seagal tem uma avó russa, natural de Vladivostok, no leste do país, e nos últimos tempos tem feito várias viagens à região, nomeadamente a outros países de leste que mantêm boas relações com o presidente russo.