Professores e ministério voltam reunir-se a 24 de junho
Os contactos do Ministério da Educação e Ciência (MEC) para aferir a disponibilidade dos sindicatos foram confirmados pela Federação Nacional de Professores (Fenprof) e Federação Nacional de Educação (FNE), que afirmaram a sua disponibilidade para uma reunião no dia 24.
A hora das reuniões continua por definir, e os sindicatos aguardam a convocatória oficial do ministério.
Em comunicado, a Fenprof afirmou também que, na resposta enviada ao MEC a dar conta da disponibilidade para uma reunião na segunda-feira, pediu novamente ao ministério o envio da cópia da gravação áudio da reunião de 14 de junho, a passada sexta-feira, com o objetivo de clarificar as declarações sobre a eventual remarcação da data do exame.
A Fenprof considerou mesmo, no documento, que, por ter decido não alterar a data do exame conforme sugerido pelo colégio arbitral, o MEC "deverá pedir desculpa aos estudantes e suas famílias pelas consequências muito negativas da sua intransigência".
A Fenprof adiantou ainda no comunicado que entregou na tarde hoje ao MEC o pré-aviso de greve para 27 de junho, dia da greve geral convocada pelas centrais sindicais CGTP e UGT.
Ainda de acordo com a federação de professores, o nível de adesão à greve às avaliações, a decorrer desde 07 de junho, esteve hoje próxima dos 95 por cento, semelhante aos valores verificados nos dias anteriores.
No dia 21 de junho os sindicatos que mantém a greve às avaliações reúnem para decidir, depois de ouvidos os professores acerca da sua vontade e disponibilidade, se a greve às avaliações se prolonga para a semana de 24 a 28 de junho.