Produtora desmente guionista: o Egas e o Becas não são um casal. "São bonecos"

Personagens da série "Rua Sésamo" foram criadas para mostrar às crianças que o facto de as pessoas serem muito diferentes não as impede de serem amigas
Publicado a
Atualizado a

Depois de um guionista da "Rua Sésamo" ter argumentado que as personagens Egas e Becas assumiam uma relação homossexual, eis que esse facto veio a ser desmentido pela produtora da série.

"Como dissemos sempre, o Egas e o Becas são melhores amigos. Eles foram criados para ensinar às crianças em idade pré-escolar que as pessoas podem ser melhores amigas daquelas que são muito diferentes de si. Apesar de serem identificados como figuras masculinas e terem características humanas, não deixam de ser bonecos, e não têm qualquer orientação sexual", explicou a organização Sesame Workshop num comunicado.

Apesar de esta se manter a versão oficial da produtora, há já vários alguns anos que a dupla se tornou num ícone para a comunidade LGBTQ.

Recorde-se que o argumentista Mark Saltzman tinha afirmado que as duas personagens mantinham uma relação gay , uma vez que foram inspiradas na sua própria personalidade e na do editor de cinema Arnold Gassman, com quem mantinha um romance que durou 20 anos.

"Quando escrevi sobre o Egas e o Becas, pensava sempre que eram um casal. Não tinha outra maneira de contextualizá-lo", disse Saltzman numa entrevista à revista Queerty . "O Arnold, como editor de cinema, era organizado como o Becas. Eu era mais como o Egas, o brincalhão", recordou.

A "Rua Sésamo" estreou nos Estados Unidos em 1969, e em Portugal foi transmitida pela RTP entre 1989 e 1996. A personagem de Egas foi comandada pelo próprio criador da série, Jim Henson, até perto da sua morte, em 1990.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt