Costa e ministros testados no domingo com resultado negativo
O primeiro-ministro e todos os membros do Governo que foram testados no domingo tiveram resultados negativos à covid-19, segundo comunicado do gabinete de imprensa do António Costa.
No domingo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, informou que está infetado com covid-19.
"Durante a manhã [desta segunda-feira] serão ainda testados o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Ambiente e Ação Climática, que se mantêm isolados até conhecerem os resultados", adianta o comunicado.
A mesma nota adianta que "por determinação da Direção Geral da Saúde ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social que ladeiam Manuel Heitor na reunião do Conselho de Ministros", que se realizou na quinta-feira.
No domingo, uma nota do gabinete de imprensa do primeiro-ministro informava que Manuel Heitor não apresentava sintomas, encontrando-se em confinamento domiciliário.
O Governo esteve reunido na quinta-feira durante todo o dia, em Conselho de Ministros. O executivo reuniu-se de novo este domingo, mas por via eletrónica, tendo aprovado a proposta de Orçamento do Estado para 2021, que será segunda-feira entregue na Assembleia da República.
Na quarta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi ouvido no parlamento, mas participou na audição por Skype, porque no fim de semana anterior tinha estado em contacto com um elemento da Universidade de Aveiro que testou positivo a infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.
A notícia de que um membro do Governo está infetado com covid-19 foi avançada pela Rádio Renascença. O Jornal de Notícias apurou junto de fonte próxima do Governo que a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, que anunciou no sábado ter também testado positivo, terá estado reunida com Manuel Heitor, mas não indica em que data.
No último domingo, dia 4 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira, num encontro sobre ciência e inovação que decorreu em Lisboa.
Depois de ter estado, no dia 29 de setembro, no Conselho de Estado com António Lobo Xavier, que testou positivo, no dia 05 o Presidente da República indicou ter realizado três testes à covid-19 nos dias que se seguiram àquela reunião, todos com resultaado negativo.
Entretanto, no domingo à noite, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática informou que foi cancelado, "por motivos de imperativo de agenda", o evento nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar, onde estava prevista a presença do ministro João Pedro Matos Fernandes.
As autoridades de saúde confirmaram este domingo mais um caso de covid-19 na Universidade de Aveiro (UA), elevando para 32 o número de alunos infetados, informou fonte académica.
Numa nota enviada à comunidade académica, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, refere que atualmente existem 32 alunos que testaram positivo, sendo 30 do primeiro contágio identificado no dia 07 e dois casos isolados, mas nenhum teve de ser hospitalizado.
Portugal contabiliza pelo menos 2.080 mortos associados à covid-19 em 86.664 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).