Previsões apontam para mais chuva e vento na Madeira

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), Luís Neri, disse hoje à Lusa que as condições meteorológicas na Madeira -- chuva e ventos fortes - vão agravar-se no início da tarde, depois de uma "trégua" durante a manhã.
Publicado a
Atualizado a

"De manhã, vamos estar mais libertos, haverá alguma trégua mas depois, no início da tarde, haverá novamente um agravamento com chuva e ventos fortes,", disse, acrescentando estar a aguardar a avaliação do Observatório e do Instituto de Meteorologia.

Luís Neri adiantou que, durante a madrugada de hoje, "não houve problema de maior e não há conhecimento de danos pessoais ou materiais", apesar de se terem registado "algumas derrocadas e inundações que foram prontamente debeladas".

O presidente do SRPC referiu ainda que os trabalhos de desobstrução e limpeza das estradas continuam com "toda a normalidade que a situação exige".

A Madeira continua sob aviso vermelho, o mais grave na escala do Instituto de Meteorologia (IM), devido à ocorrência de chuva forte no arquipélago e vento com rajadas nas zonas montanhosas, que podem atingir os 140 quilómetros.

Segundo as previsões para o arquipélago da Madeira, hoje o céu vai estar geralmente muito nublado, com chuva por vezes forte e persistente, em especial durante a tarde, havendo condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 75 km/h, soprando temporariamente forte (45 a 55 km/h) com rajadas que poderão atingir os 90km/h, rodando para leste no final do dia, sendo que nas zonas altas poderão atingir os 120 km/h, em especial a partir da tarde, rodando para leste no final do dia.

O IM diz que haverá também uma pequena descida da temperatura máxima.

Quanto ao estado do mar, na costa Norte as ondas serão de norte entre os três e os cinco metros, enquanto na costa sul terão entre dois e 3,5 metros, sendo a temperatura da água do mar de 19 a 21 graus centígrados.

Pelo segundo dia consecutivo, o navio 'Lobo Marinho', que assegura as ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, não efetua a viagem devido às más condições marítimas, uma situação que afeta cerca de duas centenas de passageiros.

No Aeroporto da Madeira, as operações decorrem com normalidade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt