Presidente francês agradece a Putin por apoio no Mali

O Presidente francês, François Hollande, agradeceu hoje ao seu homólogo, Vladimir Putin, pelo apoio às ações militares francesas no Mali e pelo apoio à retirada das tropas francesas do Afeganistão.
Publicado a
Atualizado a

"Desde os primeiros dias que apoiou as nossas ações militares no Mali. Compreendeu a componente mundial da luta contra o terrorismo, que tem lugar atualmente. Sei que a Rússia irá apoiar esta missão de manutenção da paz nas próximas semanas", declarou Hollande.

O presidente francês, que se encontra em visita a Moscovo, agradeceu também ao Presidente Putin pela ajuda na retirada das tropas francesas do Afeganistão.

"Quero agradecer-lhe pessoalmente, em primeiro lugar, por ter ajudado a retirar os armamentos do Afeganistão. Eu comprometi-me a retirar as tropas até finais de 2012. Isso foi possível com a sua ajuda e de outros países", acrescentou.

Os presidentes russo e francês defenderam a necessidade de aumento dos investimentos da França e da Rússia na economia dos dois países e do desenvolvimento da cooperação em diferentes esferas.

"No ano passado, conseguimos um bom número: 28-30 mil milhões de euros. Nesse ano, teve lugar uma redução devido aos problemas da economia mundial. A sua visita é oportuna e iremos discutir essas questões e as nossas ações conjuntas para sair da crise", declarou Putin.

Hollande realiza hoje a sua primeira visita à Rússia, desde que foi eleito em maio.

Nesta deslocação, o Presidente francês procurará sensibilizar Putin para um envolvimento da Rússia na negociação de uma transição pacífica na Síria pós Bachar al-Assad, depois de reiteradas declarações de responsáveis russos de que apenas os sírios podem decidir o seu futuro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt