Portugal entre os países que oferecem mais línguas nas escolas
Em Portugal os alunos vão passar a aprender de forma obrigatória inglês logo no 3.º ano de escolaridade. Depois desta iniciação, no 7.º ano vão ter de começar a aprender outra língua estrangeira e 10.º podem ter de escolher um novo idioma. Além da obrigatoriedade do inglês, as outras línguas à disposição dos alunos são francês, espanhol e alemão. Algumas escolas secundárias ensinam ainda latim e grego e este ano vão começar projetos-piloto de mandarim e de latim e grego no ensino básico. Tudo somado: as escolas portuguesas permitem aos seus alunos aprender sete línguas estrangeiras. Bem mais do que a oferta, por exemplo, de Espanha, do Reino Unido ou da Irlanda.
Em qualquer um destes países, apenas é obrigatório aprender uma língua estrangeira - inglês, no caso do país vizinho, mas a escolha é livre para os alunos do Reino Unido e da Irlanda. E não há lei que obrigue as escolas destes três países a oferecer outras línguas, nem sequer como disciplinas opcionais.
Alguns professores acreditam que o aumento significativo de línguas no currículo dos alunos portugueses neste ano letivo pode ainda esticar para acolher as opções de árabe e russo, que têm vindo a ganhar preponderância mundial.