Espanha. Polícia dispara para o ar ao ser encurralado por jovens a quem pediu para usar máscara

Os acontecimentos foram filmados. Município de San Martín de la Vega defende atuação dos agentes. Quatro pessoas foram detidas.
Publicado a
Atualizado a

Um agente da polícia de San Martín de la Vega, Espanha, disparou a sua arma para o ar ao ver-se encurralado por um grupo de pessoas a quem tinha pedido, sem sucesso, que usassem máscara por causa do novo coronavírus.

Os acontecimentos ocorreram na noite de 25 de agosto e foram divulgados nas redes sociais, já que o momento foi filmado por um dos vizinhos. No vídeo, vê-se como três homens, que alegadamente estariam embriagados, perseguem um agente que tentava deter aquele que não levava máscara.

"Os agentes, no exercício das suas funções como agentes da autoridade, foram repreendidos com agressividade e alvo de uma investida por outros indivíduos relacionados com o detido", segundo um comunicado do município, citado pelo jornal ABC.

Rodeado pelos amigos do jovem, o polícia soltou então o detido e acabou por disparar para o ar. No vídeo, vê-se também um segundo agente, que tem uma lanterna, e está também armado.

No final, os polícias - que entretanto receberam reforços - detiveram os três amigos, um deles por alegado crime de desobediência e resistência à detenção e os outros por tentativa de fuga através do roubo de veículo a motor, além do que não usava a máscara inicialmente.

O município defendem ainda a atuação dos agentes diante das críticas da atuação policial, dizendo que o vídeo mostra apenas parte da intervenção "de forma tendenciosa". No comunicado, indicam que os agentes mostraram "profissionalismo e envolvimento mais além do estritamente necessário para o desempenho das suas funções".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt