Palestra em direto do Observatório de Lisboa
A palestra que o director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) profere mais logo, a partir das 21.00, acontece por ocasião da passagem muito próxima do asteroide 2012 DA 14,junto à Terra, a uma distância de 27.700 quilómetros, a menor jamais registada pelos astrónomos. Quem quiser poderá seguir a conferência em directo no site do OAL em http://www.oal.ul.pt/live.
As probabilidades de se conseguir observar o fenómeno são mínimas, porque a meteorologia não vai estar de feição na altura em que ele se torna visível em Portugal, com o auxílio de um simples par de binóculos - a partir da 19.30 e até por volta das duas da madrugada de sábado. Mas, durante a palestra Rui Agostinho vai desvendar tudo quanto há para saber sobre aquele asteroide, incluindo o facto de a sua passagem não estar relacionada com o meteorito que hoje de manhã acordou com estrondo os habitantes da região russa de Cheliabinsk, nos Montes Urais, mais de mil quilómetros a sudeste de Moscovo.
Quem optar por seguir a palestra na Internet, também pode colocar perguntas ao orador e tirar todas as dúvidas sobre estas rochas espaciais.