Óscares 2021. Da Dinamarca veio a grande surpresa
Vamos ter Óscares com variedade étnica e equilíbrio entre géneros. Os votantes da Academia escolheram os nomeados e tiveram em consideração a política dos costumes politicamente corretos: foram na via dos lobbies e respeitaram as tendências dos outros prémios da temporada. Mesmo num ano em que o fator da janela de tempo prolongada possa ter contado, tal como a inclusão de filmes apenas estreados nas plataformas, a Academia não fugiu da ditadura de uma certa previsibilidade,, apenas surpreendendo com a escolha de Thomas Vinterberg na categoria de realização. O cineasta dinamarquês em Mais uma Rodada, obra sobre um grupo de professores que decide ensinar sobre o efeito de álcool, por certo nunca esperou tais patamares, sobretudo por ter filmado em dinamarquês. Um belíssimo filme pessoal que está também nomeado para melhor filme internacional. De alguma forma, é o "joker" destas nomeações.
2021 será sempre o ano em que os grandes estúdios não se intrometeram numa guerra que diz respeito sobretudo às plataformas digitais, com ascendência clara para a Netflix, e a uma certa facção independente, mesmo tendo em conta que o favorito Nomadland provém da Fox...
Nesta lista de nomeados parece também já haver um rol destacado de favoritos, por sinal a pedir confirmação dos SAG, a cerimónia do sindicato dos atores marcada para o primeiro domingo de abril, sendo que Nomadland- Sobreviver na América, de Chloe Zhao não deixa de continuar a ser o grande favorito, mesmo tendo apenas seis nomeações, número que outros filmes também receberam, com exceção às 10 de Mank, ainda assim longe de ser favorito. Esta divisão do número de nomeações mostra que se trata de um ano mais competitivo. Porém, não se chegou ao número de 10 nomeações ao melhor filme, foram apenas 8, o que terá deixado de fora potenciais nomeados como Soul ou Ma Rainey- A Mãe dos Blues.
Como se esperava, a Netflix assume-se como o estúdio campeão das nomeações. Mais do que nunca, a apostas de Ted Sarandos na questão do prestígio parecem estar a dar frutos, mesmo notando-se o esquecimento em relação ao melhor filme que tinham em consideração: Da 5 Bloods- Irmãos de Armas, de Spike Lee, o injustiçado destas nomeações.
Na questão dos atores, salienta-se a surpresa de Lakeith Stanfield em Judas e o Messias Negro, que chegou a ser apontado na categoria dos melhores atores principais. Uma nomeação justíssima, tal como a de Paul Raci, em Sound of Metal, outro dos filmes com bastante poder nestas nomeações.
Inevitável falar de ausentes, mesmo quando o engarrafamento nas categorias de atores era notório. Nomes como Delroy Lindo, em Da 5 Bloods- Irmãos de Armas; Sophia Loren, em Uma Vida à Sua Frente; Amy Adams, em Lamento de uma América em Ruínas; Tahar Rahim e Jodie Foster em O Mauritano; Bill Murray, em On The Rocks, Ellen Burnstyn, em Pieces of a Woman, poderão ter ficado à porta das nomeações. No caso de Foster prova-se mais uma vez de que os Globos de Ouro são cada vez menos fiáveis como prognóstico para os Óscares - a atriz tinha vencido o Globo de melhor secundária, tal como Rosamund Pike, em Tudo pelo Vosso Bem. Mas não deixa de espantar também a ausência de Regina King, em One Night in Miami na corrida de melhor realição. Ainda assim, Emerald Fennel em Uma Miúda com Potencial e Chloé Zaho em Nomadland foram nomeadas nessa categoria, a primeira vez que há duas mulheres na categoria de melhor realização. E no que toca a questões de inclusão racial, há um ator de origem indiana (Riz Ahmed); seis negros e dois asiáticos. A Academia apenas não confirmou a inclusão nas idades: ao contrário de que muitos acreditavam, o menino de Minari, Alan S. Kim e a menina alemã de Notícias do Mundo, Helena Zengel, não vão poder sonhar com o Óscar dia 25 de abril.
ATOR
RIZ AHMED
Sound of Metal
CHADWICK BOSEMAN
Ma Rainey- A Mãe dos Blues
ANTHONY HOPKINS
O Pai
GARY OLDMAN
Mank
STEVEN YEUN
Minari
ATOR Secundário
SACHA BARON COHEN
Os 7 de Chicago
DANIEL KALUUYA
Judas e o Messias Negro
LESLIE ODOM, JR.
One Night in Miami...
PAUL RACI
Sound of Metal
LAKEITH STANFIELD
Judas e o Messias Negro
Atriz
VIOLA DAVIS
Ma Rainey- A Mãe dos Blues
ANDRA DAY
Estados Unidos vs. Billie Holiday
VANESSA KIRBY
Pieces of a Woman
FRANCES MCDORMAND
Nomadland
CAREY MULLIGAN
Uma Miúda com Potencial
Atriz secundária
MARIA BAKALOVA
Borat - Borat o Filme Seguinte
GLENN CLOSE
Lamento para uma América em Ruínas
OLIVIA COLMAN
O Pai
AMANDA SEYFRIED
Mank
YUH-JUNG YOUN
Minari
ANIMAÇÃO
BORA LÁ
Dan Scanlon and Kori Rae
PARA ALÉM DA LUA
Glen Keane, Gennie Rim and Peilin Chou
A OVELHA CHONÉ-O FILME: A QUINTA CONTRA-ATACA
Richard Phelan, Will Becher and Paul Kewley
SOUL- UMA AVENTURA COM ALMA
Pete Docter and Dana Murray
WOLFWALKERS
Tomm Moore, Ross Stewart, Paul Young and Stéphan Roelants
FOTOGRAFIA
JUDAS E O MESSIAS NEGRO
Sean Bobbitt
MANK
Erik Messerschmidt
NOTÌCIAS DO MUNDO
Dariusz Wolski
NOMADLAND
Joshua James Richards
OS 7 DE CHICAGO
Phedon Papamichael
REALIZAÇÃO
MAIS UMA RODADA
Thomas Vinterberg
MANK
David Fincher
MINARI
Lee Isaac Chung
NOMADLAND
Chloé Zhao
UMA MIÚDA COM POTENCIAL
Emerald Fennell
FILME INTERNATIONAL
MAIS UMA RODADA
Denmark
BETTER DAYS
Hong Kong
COLLECTIVE
Romania
THE MAN WHO SOLD HIS SKIN
Tunisia
QUO VADIS, AIDA?
Bosnia and Herzegovina
FILME
O PAI
David Parfitt, Jean-Louis Livi and Philippe Carcassonne, Producers
JUDAS E O MESSIAS NEGRO
Shaka King, Charles D. King and Ryan Coogler, Producers
MANK
Ceán Chaffin, Eric Roth and Douglas Urbanski, Producers
MINARI
Christina Oh, Producer
NOMADLAND
Frances McDormand, Peter Spears, Mollye Asher, Dan Janvey and Chloé Zhao, Producers
UMA MIÚDA COM POTENCIAL
Ben Browning, Ashley Fox, Emerald Fennell and Josey McNamara, Producers
SOUND OF METAL
Bert Hamelinck and Sacha Ben Harroche, Producers
OS 7 DE CHICAGO
Marc Platt and Stuart Besser, Producers