Um quinto das albufeiras com mais de 80% de água no final de janeiro

Armazenamentos de água por bacia hidrográfica monitorizados em Portugal eram inferiores às médias de janeiro das últimas três décadas.
Publicado a
Atualizado a

Apenas 11 das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, um quinto do total, tinham em janeiro reservas superiores a 80% do volume total, informou o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Outras 12 albufeiras estavam a 40% da sua capacidade, correspondendo a outro quinto das albufeiras existentes, precisou o SNIRH.

Os armazenamentos de janeiro de 2019 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de janeiro das últimas três décadas (1990/91 a 2017/18), de acordo com dados divulgados hoje pelo SNIRH.

No último dia de janeiro e comparativamente com 31 de dezembro verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas monitorizadas e uma descida em nove.

A bacia do Guadiana era a que apresentava no final de janeiro maior disponibilidade de água (78%), seguida do Mondego (67,2%), Tejo (61,1%), Douro (59,1%), Cávado (59,4%), Mira (58,5%), Barlavento (57,5%), Oeste (55,7%), Arade (54,1%) e Sado (45,3%).

A bacia do Lima tinha o número mais baixo no final de dezembro (26,6%), sendo que a cada bacia hidrográfica pode corresponder a mais de uma albufeira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt