Onda de calor alastra em Portugal na próxima semana

Alentejo já regista temperaturas máximas do ar superiores a cinco graus centígrados face ao valor médio em seis dias consecutivos.
Publicado a
Atualizado a

As altas temperaturas que colocaram o país em alerta vermelho vão manter-se na próxima semana, com a onda de calor registada no Alentejo a estender-se aos distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Uma onda de calor ocorre quando, durante pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior a cinco graus centígrados face ao valor médio diário nesse período numa determinada zona - o que já se verifica no Alentejo (segundo os registos obtidos em Elvas e Alvalade), explica o IPMA.

Com o calor elevado a manter-se desde o início do mês e como "esta situação meteorológica é estável", o IPMA considera que "os valores previstos da temperatura máxima estão a contribuir" para que os distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal "entrem também em onda de calor".

A temperatura máxima tem variado entre os 30 e os 35 graus centígrados em Portugal, mas chegou já aos 40 graus na quarta-feira em Alvega (Abrantes) e Évora, segundo os dados recolhidos pelas estações meteorológicas do IPMA.

Esta situação explica-se com o fluxo de ar de leste criado pela conjugação de dois fatores meteorológicos: um anticiclone localizado a noroeste dos Açores - que se estende "em crista" para o noroeste de França (região da Bretanha) - e "um vale depressionário" situado entre a Península Ibérica e Marrocos, refere o IPMA.

Para a semana que arranca este domingo, dia 8, as previsões do IPMA apontam para uma descida da temperatura máxima nas segunda e terça-feira, para voltarem a aumentar a partir de quarta-feira e até ao final da semana.

Em Lisboa, a semana começará com máximas de 25 graus na segunda-feira e 23 na terça, para depois os termómetros chegarem aos 33 graus centígrados na quinta e na sexta.

No Porto, as máximas vão oscilar entre os 21º, na segunda-feira (dia 9), e os 29º de sexta-feira (13). Em Faro, segunda-feira terá máxima de 31º, para baixar na terça-feira até aos 25º, recuperando no final da semana para os 28º.

No Alentejo, Évora verá as máximas oscilarem entre os 27º (terça-feira) e os 35 (sábado, 14). E em Trás-os-Montes, em Vila Real, entre os 23º (terça) e os 31º (sexta e sábado).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt