O governo previra renegociar com a ANA a extensão do Montijo até meados de 2018, mas isso ainda não aconteceu. É fundamentalmente o financiamento o que está em causa - quem paga o quê..As obras deviam começar no início de 2019, mas é pouco provável que tal aconteça. A abertura estava prevista para meados de 2022, mas com estas condicionantes isso não deverá ser possível..A capacidade máxima do novo aeroporto seria atingida em 2054, com 24 movimentos por hora, valor que se manterá até 2062. Já em 2022 estava previsto o aeroporto receber 10 milhões de passageiros..Para avançar, falta a aprovação do Estudo de Impacte Ambiental, que já está na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para sair para consulta pública. A APA nomeia uma comissão de avaliação, a qual deverá emitir a declaração de impacte ambiental, que aprovará ou não o projeto..Aprovando, determinará as medidas mitigadoras..Do lado da Força Aérea, falta uma decisão política para começar a pôr em prática o plano de realocação do contingente que tem estado ali estacionado. Ao DN, a Força Aérea já alertou para o atraso do processo se não for tomada uma decisão oficial nos próximos meses.