Nobel visita exposição na Ajuda
Ontem de manhã o Nobel da Literatura português visitou a exposição José Saramago - A Consistência dos Sonhos, juntamente com Fernando Meirelles, realizador do filme Blindness, baseado no seu romance Ensaio Sobre A Cegueira, que recentemente abriu a edição deste ano do Festival de Cannes.
No final da visita, o escritor falou aos presentes, começando por referir o seu grande apreço pelo trabalho de Fernando Meirelles. 'Acho que é um grande filme.' Apesar de o ver como realidade distinta do livro, houve várias cenas que o 'emocionaram'. Um dos instantes que destaca corresponde à cena em que 'nove mulheres passam por uma janela em fila indiana, imagem que representa a história da mulher ao longo dos anos', como explicou. Durante a produção do filme Saramago não quis confrontar o realizador Fernado Meirelles com as suas opiniões. Segundo justificou, o escritor tem como 'princípio não interferir no trabalho dos outros, deve haver sim liberdade total'.
Por sua vez, o brasileiro Fernando Meirelles revelou que a versão de Blindness apresentada em Cannes não corresponde à versão final que chegará aos cinemas de todo o mundo. Já na sua 11ª montagem, o filme ainda vai sofrer algumas alterações até à sua forma definitiva.
Quanto à presente polémica que envolve a edição deste ano da Feira do Livro, José Saramago mostrou o seu desagrado perante o facto de esta ter sido adiada sem conhecimento, para já, de quando se realizará. O escritor criticou a possibilidade de haver pavilhões diferenciados consoante as editoras, pois tal poderá levar a uma 'diferenciação de classes'.
A exposição que serviu de cenário a este encontro com Saramago, faz um percurso pela vida e obra do escritor, esteve incialmente patente em Lanzarote. O esctitor percorreu ontem as suas memórias em forma de poemas inéditos, registos fotográficos, artigos de jornal ou vídeo instalações. A exposição estará no Palácio da Ajuda até 27 de Julho.