Nestlé rebate acusação de Zelensky e diz que não está a lucrar com a Rússia
A Nestlé insistiu este domingo que não está a fazer qualquer lucro com a Rússia depois de o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusar a empresa suíça de continuar a fazer "negócios como sempre".
No sábado, num discurso transmitido ao vivo a uma multidão do lado de fora do parlamento suíço em Berna, Zelensky incentivou empresas suíças a pararem de fazer negócios com a Rússia e condenou as empresas que continuaram apesar do cerco a Mariupol. O presidente ucraniano destacou a Nestlé e o seu slogan "boa comida, boa vida".
"Os negócios funcionam na Rússia apesar de as nossas crianças estarem a morrer e as nossas cidades estarem a ser destruídas", disse o presidente ucraniano.
No entanto, uma porta-voz da Nestlé disse que muitas das atividades da empresa na Rússia tinham sido canceladas, depois da invasão russa da Ucrânia no dia 24 de fevereiro.
"Nós reduzimos muito as nossas atividades na Rússia", disse a porta-voz à AFP.
"Suspendemos todas as importações e exportações, com exceção de produtos essenciais. Parámos os nossos investimentos na Rússia e cessámos todas as nossas atividades publicitárias.", disse uma porta-voz da Nestlé à AFP. "Não temos qualquer lucro das nossas restantes operações na Rússia".
"O facto de fornecermos produtos alimentícios essenciais à população, como outras empresas no setor da alimentação, não significa que continuemos as nossas atividades como antes".
A Nestlé anunciou a suspensão da entrega de certos produtos à Rússia, incluindo Nespresso, no dia 11 de março. No entanto, certas necessidades como comida de bebé e cereais ficaram isentos dessa suspensão.
"Estamos a fazer o possível na Ucrânia e países vizinhos para ajudar a aliviar esta catástrofe humanitária", disse a porta-voz. "Os nossos colegas na Ucrânia estão a fazer tudo o que conseguem para ajudar a população com doações de comida. Somos das poucas empresas de alimentação que ainda estão ativas na Ucrânia e conseguimos distribuir comida até em Kharkiv".