Nem pensar na Liga espanhola sem duelo Barcelona-Real Madrid
Numa pequena loja nos arredores do Camp Nou, a estelada (símbolo independentista catalão) vende-se por cinco euros, ao lado das bandeiras do clube de Messi ou Neymar. Mas o vendedor, que está há mais de 40 anos no local, nem quer ouvir falar da hipótese de a independência custar o lugar do Barcelona na Liga espanhola.
"Sabe quanto dinheiro eles perderiam sem o FC Barcelona? Acha que os direitos televisivos pagos seriam os mesmos que são agora se não houvesse um derby entre o Barcelona e o Real Madrid, os dois melhores clubes do mundo? Se houver a independência, eles negociarão rapidamente a continuação da situação atual", afirmou, pedindo para não ser identificado. "E digo mais, se saísse da Liga espanhola, todas as outras ligas entrariam na disputa para terem o clube. Podia jogar com os franceses, com os italianos, com os ingleses, até com os portugueses", diz convicto, enquanto vai vendendo uma camisola do Messi por 35 euros e dois ímanes para o frigorífico do clube blaugrana
Oficialmente, o Barça mantém uma posição neutra em relação às eleições autonómicas de hoje, dizendo que o tema é político, não desportivo. O ex-treinador do clube Pep Guardiola é o último candidato da lista independentista Junts pel Sí.