Morreu Raul Solnado
O corpo do actor Raul Solnado estará hoje em câmara ardente a partir das 20:00 no Palácio das Galveias, ao Campo Pequeno, em Lisboa.
O funeral realizar-se-á domingo às 18:00 para o Cemitério dos Olivais, onde o seu corpo será cremado por vontade expressa do actor.
Raul Solnado, uma "fábrica de rir"
Raul Augusto Almeida Solnado, nasceu a 19 de Outubro de 1929, na Madragoa, bairro onde pela primeira vez pisou o palco, na Sociedade Guilherme Cossul. Era humorista, apresentador e actor. Unanimemente reconhecido como um dos maiores nomes do humor português, começou a fazer teatro na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul em 1947, profissionalizando-se em 1952, com a apresentação de um sketch no Maxime.
O nome de Solnado foi-lhe dado pela família, de uma expressão que ouvira na aldeia de Fundada (Tomar) - "Acordem que já é sol nado".
Em 1953 estreou-se no teatro de revista com "Viva O Luxo" (apresentado no antigo Teatro Monumental) e "Canta Lisboa". Afirmou em entrevista à Lusa, em 2002, ter-se tornado desde então "uma fábrica de rir". No teatro, protagonizou peças de sucesso como "O Vison Voador", de 1968, que esteve dois em cena. Antes, em 1961, gravou o sketch radiofónico de grande sucesso "A Guerra de 1908".
"A Guerra de 1908"
[youtube:pCIkMNduAT4]
No dia 24 de Maio de 1969 foi gravado o primeiro programa "Zip-Zip", no Teatro Villaret. A última emissão foi no dia 29 de Dezembro do mesmo ano. O programa da autoria de Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz foi um dos marcos desse ano.
Genérico do primeiro programa "Zip-Zip"
[youtube:jdpBPtSgvAU]
No cinema, Raul Solnado estreou-se em 1956 com o filme "O Noivo das Caldas". Pelo seu desempenho no filme "As Pupilas do Senhor Reitor", de 1960, recebeu o prémio de melhor actor do SNI. Protagonizou o filme "Balada da Praia dos Cães" (1987), de Fonseca e Costa, baseado no romance homónimo de José Cardoso Pires, um dos maiores êxitos do cinema português.
O último filme em que participou, "América", de João Nuno Pinto, com estreia prevista ainda para este ano, está em fase de pós-produção, segundo o IMDb (Internet Movie Database).
Raul Solnado foi também, até à sua morte, Director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas situada em Carnide (Lisboa), que fundou juntamente com Armando Cortez.
Foi homenageado em 2002 com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa e recebeu, em 10 de Junho de 2004, do Presidente Jorge Sampaio, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Selecção de vídeos com Raul Solnado
Raul Solnado conta a história da sua vida
[youtube:htvVRM4K8MY]
Raul Solnado no Brasil
[youtube:iRvtUWGdYdQ]