Morreu o guru do Iyengar yoga

O guru indiano do yoga BKS Iyengar morreu, ontem, aos 95 anos. Foi um dos principais responsáveis pela divulgação do yoga no Ocidente.
Publicado a
Atualizado a

Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar criou o seu próprio ramo do yoga e foi o professor e mentor do escritor Aldous Huxley e do violinista Yehudi Menuhin, entre outras celebridades. Atualmente, o Iyengar yoga é ensinado em mais de 70 países e os livros escritos pelo guru estão traduzidos 13 línguas. O seu livro Light on Yoga, publicado em 1966, é considerado a "bíblia" do yoga, com 300 páginas com instruções e fotografias sobre como melhor realizar as várias posições (asanas).

Tal como escreveu o The New York Times, em 2002, Iyengar foi um dos principais divulgadores do yoga no Ocidente. E também por isso a revista Time elegeu-o, em 2004, como uma das pessoas vivas mais influentes do mundo.

Iyengar começou a dar aulas de yoga em 1936. Em 1952, quando estava na Índia, o violinista Yehudi Menuhin quis conhecê-lo. O guru aceitou fazer uma viagem de sete horas até Bombaim para se encontrar com aquela celebridade. Tinham agendado uma conversa de poucos minutos, às 7 da manhã, mas acabaram por ficar a conversar durante três horas e meia e ficaram amigos para a vida. Menuhin afirmou depois que Iyengar alterou a sua vida e a sua forma de tocar. Foi também o músico o responsável pelas primeiras viagens do guru ao Ocidente. Em 1956, esteve pela primeira vez em Nova Iorque, numa altura em que o yoga era praticamente desconhecido na América.

Em pouco mais de uma década tudo mudaria. Em 1973 fundou a sua escola na cidade de Pune, na Índia. E passou a ser convidado para dar aulas um pouco por todo o mundo. Em Portugal, abriu em 2002 o Centro de Iyengar Yoga do Porto. Para este guru, o yoga era simultaneamente uma religião, uma arte e uma ciência, que permitia pôr em comunhão a mente e o corpo, a vontade e a disciplina, meditação e exercício.

Leia AQUI uma explicação mais completa sobre o que é o Iyengar yoga.

Veja uma demonstração de yoga de BKS Iyengar, em 1977:

[youtube:8pIgs03TYo4]

Apesar da idade, BKS Iyengar nunca deixou de praticar yoga e conseguia ainda fazer a posição sirsasana (apoiado sobre a cabeça) pelo menos durante meia-hora. Usava cerca de 50 acessórios, como cordas e tapetes, para alinhar e alongar o corpo. "Quando me alongo, faço-o de tal forma que a minha consciência também se alonga, e uma porta da consciência se abre", dizia. "Quando encontro partes do meu corpo que ainda não tinha encontrado, digo a mim próprio que estou a progredir cientificamente. Não alongo o corpo como se fosse um objeto. Faço yoga a partir da consciência para o corpo, e não ao contrário."

BKS Iyengar estava doente há várias semanas e tinha sido internado no passado dia 12 devido a problemas cardíacos e renais.

Em Portugal, a Civilização Editora tem publicados 'Yoga: Sabedoria e Prática' e 'Yoga Iyengar para Principiantes' (neste momento esgotado). Para mais informações, consulte a página de Facebook do Iyengar Yoga Portugal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt