Ministra demite-se após controvérsia com segurança do aeroporto
A ministra belga dos Transportes pediu a demissão esta sexta-feira, avança a imprensa local, citada pela agência Reuters, depois de ter sido acusada de mentir sobre um relatório da União Europeia que denunciava falhas de segurança no aeroporto de Bruxelas, muito antes dos atentados do mês passado.
A RTBF, estação pública da Bélgica, adianta que o primeiro-ministro Charles Michel aceitou a demissão de Jacqueline Galant. Michel tinha inicialmente defendido a governante, que é do seu partido centrista, o Movimento Reformador (MR), garantindo que o gabinete da ministra não tinha tido conhecimento do relatório crítico enviado há um ano por responsáveis de Bruxelas. Porém, a RTBF citou um porta-voz do MR dizendo que o gabinete da ministra dos Transportes tinha tido conhecimento do relatório, tal como denunciava toda a oposição belga.
O Le Soir escreve mesmo que foi o primeiro-ministro Charles Michel a exigir a demissão de Jacqueline Galant. Os dois terão reunido na manhã desta sexta-feira, antes de um conselho de ministros.
No dia 22 de março, Bruxelas foi alvo de dois atentados, um dos quais no aeroporto de Bruxelas, onde dois bombistas suicidas detonaram potentes engenhos explosivos. Outro indivíduo fez-se explodir no metro da capital belga. Ao todo, os atentados fizeram 32 vítimas mortais.