Media Lab desperta os mais novos para o jornalismo
A tarde começou de uma maneira diferente para os 47 alunos de Alenquer que vieram ao Diário de Notícias para um dia de ecojornalismo. No auditório, os jovens puderam assistir a um filme que interliga a história do DN à do nosso país, e que mostra não só a evolução do jornalismo em termos tecnológicos mas também os vários projetos de responsabilidade social ligados ao DN. Para o professor de História António Barrocas, "é fundamental que eles conheçam o espaço, o edifício em si, é uma grande oportunidade para eles puderem estar aqui". No auditório, os alunos debateram temas como a evolução da comunicação, as redes sociais e os seus perigos, entre outros. A equipa do Media Lab fez questão de falar sobre alguns aspetos ligados ao jornalismo, como "o que é uma notícia", "o que é que um acontecimento tem de ter para ser notícia", "os quês da notícia", e "o que constitui uma primeira página de jornal". "A sessão no auditório foi ótima, pois embora sejam temas que falamos nas aulas, a comunicação e o debate foi muito interessante", acrescentou o professor de História.
Com a atenção centrada no jornalismo e nas notícias, chegou a hora de ser "jornalista por um dia" e pôr em prática tudo o que foi aprendido até então. Patrocinado pela Valorsul, "Ecojornalistas: Missão 3R" foi o workshop proposto aos alunos de Alenquer, onde produzir conteúdo informativo sobre ecologia foi o objetivo principal. Sempre com os olhos postos no meio ambiente e com o lema "Reduzir, Reutilizar, Reciclar", os jovens jornalistas criaram, em grupos de dois, as suas primeiras páginas de jornal. "O que mais gostei foi de fazer a primeira página do jornal. Aprendi um pouco como é o trabalho dos jornalistas, desde a pesquisa de informação até à construção da notícia", disse ao DN a aluna Joana Dias, de 16 anos.
Para além do fórum de debate e da tarefa prática, os jovens tiveram ainda a oportunidade de subir ao 2.º andar do edifício para conhecerem a redação do jornal e para sentirem o ritmo de trabalho do espaço. A aluna Alexandra Mendes, de 16 anos, explicou ao DN que o que mais lhe despertou o interesse nesta visita foi "perceber o ciclo da notícia, todo o trabalho que há até o jornal estar pronto".