Para antes de 6 de agosto já não é possível marcar a renovação do Cartão de Cidadão, pelo menos em Lisboa. A agenda está lotada. O tempo de espera por uma marcação na capital mais do que duplica em relação às restantes capitais de distrito do país, mas mesmo assim, em média, é apenas possível agendar o pedido de renovação do documento para o mês seguinte..Estão já registados para os próximos tempos 25 246 pedidos de renovação do cartão em todo o país, de acordo com dados do Ministério da Justiça. Sendo o número total de emissões de 210 mil. Ou seja, apesar do esforço do governo, apenas uma pequena parte da população opta por agendar o pedido de renovação do Cartão de Cidadão, muitas vezes por já ter o documento caducado e não poder esperar pela data proposta pelos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)..O cenário é idêntico nos 18 municípios que compõem a Área Metropolitana de Lisboa. Os tempos de espera rondam os três meses, sendo Arruda dos Vinhos o sítio onde é possível marcar mais cedo e a Loja do Cidadão de Odivelas onde o pedido leva mais tempo, só sendo possível agendar para 30 de novembro..No resto do país, em média, é necessário esperar cerca de um mês pela marcação. Segundo o site do Instituto dos Registos e do Notariado, o próximo agendamento disponível no Porto é para 14 de junho e em Faro para 26 de junho, por exemplo. Já em Braga, Bragança, Guarda, Chaves, Viseu, Portalegre e Madeira os tempos de espera diminuem, sendo por norma possível conseguir uma marcação passados três dias do registo..Enfrentar as longas filas.É o caso de Estela Alves e do filho que estão na loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa. Foram ao site do IRN, onde é possível registar os pedidos de marcação, e procuraram em Lisboa o balcão onde pudessem ser atendidos mais rapidamente. Como nenhum tinha vagas disponíveis ainda para este mês, começaram a ver nos municípios à volta, uma vez que ambos têm já o Cartão de Cidadão caducado. "Nem vale a pena pensar em marcar", afirma Estela..Chegaram à repartição às 8 horas, 30 minutos antes da abertura das portas. Não é a primeira tentativa que fazem para renovar o documento. É a segunda. Da última vez chegaram à mesma hora, mas tiveram de desistir por volta das 12.00. Desta vez vieram mais preparados para o tempo de espera, conseguiram a senha n.º 98 - uma das últimas a serem distribuídas nesta manhã -, e foram atendidos seis horas depois de o serviço ter iniciado a atividade. "Apesar de haver mais sítios onde se pode fazer [o cartão], não se nota uma evolução. Isto continua a ser uma dor de cabeça", diz Estela..A Loja do Cidadão das Laranjeiras é um dos 19 locais em Lisboa onde é possível fazer o Cartão de Cidadão. Mas a 20 de maio passam a estar disponíveis mais 28 espaços. Há ainda a opção de renovar o documento a partir de casa, pela internet, desde dezembro de 2017. Mas esta alternativa não se revelou atrativa. Pelo menos entre os que esperam à porta da Conservatória do Registo Civil, no n.º 7 da Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, onde às 8 horas (uma hora antes deste serviço abrir ao público) se encontravam cerca de 200 pessoas. A primeira pessoa na fila para renovar o Cartão de Cidadão chegou às 5.45 e foi atendida às 9.30. Não conseguiu marcar e não quis prescindir do atendimento pessoal, preenchendo o formulário online..Mais à frente na linha de espera há quem confesse ouvir pela primeira vez que é possível renovar o cartão online a partir dos 25 anos com direito a 10% de desconto. E há outros ainda que conhecem a medida mas que não se dão "muito bem com essas coisas da internet". "Não se pode pensar só na geração mais nova, também temos de olhar para as peças de museu", lembra Carlos Baeta, de 69 anos, com o cartão caducado desde o dia 5 deste mês, como quem diz que não se sente muito à vontade com as novas tecnologias. Carlos tentou também marcar pelo telefone o pedido, mas diz que não podia esperar até agosto. Então vai passando por ali "até ter sorte"..Ministério quer mais marcações.Questionado pelo DN, o Ministério da Justiça indica que os longos tempos de espera para as marcações "são restritos à Área Metropolitana de Lisboa" e devem-se "à opção sistemática dos cidadãos pela procura dos mesmos locais de atendimento e no mesmo período (o de abertura ao público)"..Para contornar a situação, a estratégia passa por um aumento das marcações para que as pessoas não tenham de esperar em filas. A tendência já está a ser aplicada no Departamento de Identificação Civil no Campus da Justiça, Lisboa, onde só é possível ser atendido sem marcação durante a manhã. À tarde só por agendamento..A partir do dia 1 de junho, o alerta por sms do prazo de caducidade do Cartão de Cidadão passa a ser enviado mais cedo e este "passará a incluir imediatamente a data e o local de marcação para o serviço, medida que irá reduzir significativamente o congestionamento nos postos, não tendo o cidadão de se preocupar em efetuar o agendamento antecipado", refere o ministério..Além disto, "foi feita uma alteração do sistema de atendimento presencial que suportará o novo fluxo de atendimento e que o torna mais rápido porque permite, mediante autorização do cidadão, renovar o cartão com aproveitamento dos dados anteriormente recolhidos para o seu anterior documento de identificação, nomeadamente impressão digital, fotografia e altura". Isto desde que o cartão não esteja fora de validade há um mês..A medida pode fazer que os funcionários passem menos tempo a atender os cidadãos (agora demoram, em média, 15 minutos) e consigam ajudar mais pessoas. Em abril, o Instituto dos Registos e do Notariado afirmava que faltavam cerca de 840 trabalhadores nestes balcões de atendimento e a Associação Sindical dos Conservadores dos Registos falava em 1500.