Madeira prepara-se para uma noite de temporal
A Madeira está em alerta máximo e prepara-se para uma noite de forte temporal. O governo regional alargou para a manhã de amanhã, quarta-feira, o encerramento das escolas.
A partir das 21h00 de hoje a situação climatérica irá agravar-se com o aumento da intensidade do vento, prevendo-se rajadas com 130 km/hora, associado a uma concentração de precipitação e mar alteroso, tendo o seu pico entre a meia-noite e as três da madrugada. Contudo, prevê-se que a situação se arraste até ao meio-dia, altura em que, em princípio, as condições atmosféricas melhoram.
Desde a manhã de hoje que o vento sopra forte, condicionando o aeroporto - há voos cancelados e outros divergiram para Porto Santo e Tenerife. Durante a tarde, agravou-se o estado do mar, que continua a varrer a costa sul provocando estragos, sobretudo nas marinas, em Machico, Calheta, Funchal, Santa Cruz. Apesar dos alertas desde ontem foram muitos os proprietários que não recolheram as suas embarcações de recreio. Algumas delas já afundaram devido às vagas e agitação marítima.
Todas as autarquias, governo regional, Protecção Civil, bombeiros estão a acompanhar no terreno o evoluir da situação. Às 19h00 realizou-se nova conferência de imprensa com o secretário dos Assuntos Sociais, Protecção Civil e diretor do Observatório Meteorológico na Madeira, onde foram reiteradas as recomendações às populações no sentido de evitarem zonas de risco.