Kasparov quer obter nacionalidade letã
Kasparov escreveu a quatro dos cinco partidos do parlamento da Letónia a pedir ajuda para obter segunda nacionalidade.
"A carta é autêntica e nós apresentamo-la como seus representantes. Amanhã [quarta-feira] começaremos as discussões com os partidos", indicou o agente do russo à AFP.
Kasparov espera, assim, obter segunda nacionalidade, o que lhe permitirá agir "sem restrições em atividades políticas em defesa da democracia, da paz e da justiça na Rússia e em outros países que não respeitem os direitos humanos e atropelem os padrões democráticos", conforme frisou na carta enviada aos partidos letões.
Vários líderes políticos incluindo Ainars Latkovskis, da coligação Unidade, confirmaram ter recebido a carta, a qual não foi enviada ao Centro de Harmonia, coligação da oposição, que tem um acordo de cooperação com a Rússia Unida, partido de Vladimir Putin.
A lei letã permite, depois de este ano, a dupla nacionalidade.
Garry Kasparov, de 50 anos, foi campeão mundial de xadrez seis vezes, no período entre 1985 e 2000, sendo um dos fundadores do partido de oposição A Outra Rússia e Solidariedade que se tornou um dos principais contestatários do Kremlin. Nos anos mais recentes, o antigo líder do "ranking" mundial de xadrez tem feito, principalmente, de porta-voz da oposição no estrangeiro.
O russo anunciou em junho, em Genebra, que não voltaria ao seu país natal, por medo de perseguição devido às suas atividades políticas.