Justiça da Tunísia abre 18 acções contra Ben Ali

A Justiça tunisina determinou a abertura de 18 acções judiciais contra Zine Ben Ali e está a preparar um pedido de extradição do ex-presidente, que a 14 de Fevereiro fugiu do país para a Arábia Saudita.
Publicado a
Atualizado a

Zine El Abidine Ben Ali é acusado de "homicídios voluntários, conspiração contra a segurança do Estado e uso e tráfico de droga", disse o ministro da Justiça, Lazhar Karubi Chebbi numa entrevista à televisão nacional quarta-feira à noite.

Chebbi acrescentou que as autoridades estão também a preparar um processo jurídico para pedir a extradição do ex-presidente, que governou o país durante 23 anos.

Segundo o ministro, foram também abertas outras 26 acções judiciais contra familiares de Ben Ali e alguns dos seus ministros e foram emitidos mandados internacionais para o congelamento de fundos da família.

Uma delegação governamental tunisina vai deslocar-se à cidade francesa de Lyon, sede da Interpol, para acelerar a execução desses mandados, acrescentou.

Em matéria de propriedades e bens do presidente deposto, familiares e colaboradores, o ministro tunisino evocou um decreto-lei adoptado recentemente que determina que todos os bens apreendidos sejam transferidos para o Estado.

Chebbi acrescentou que os 360 títulos imobiliários que pertenciam aos Ben Ali já são propriedade estatal graças a essa legislação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt