Juiz José Lameira eleito vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura
José de Sousa Lameira conseguiu 990 votos contra os 541 alcançados pela lista A, encabeçada pelo juiz Belo Morgado, que se recandidatou à vice-presidência nas eleições que decorreram esta quinta-feira. Votaram 1.665 magistrados, sendo que 106 votaram em branco e 28, nulo.
A lista B elegeu cinco dos sete vogais do CSM que estavam a sufrágio e a lista A dois vogais.
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça e por inerência presidente do CSM, conselheiro António Joaquim Piçarra, congratulou-se, em declarações à Lusa, "pela votação expressiva".
[artigo:10782622]
"Estas eleições revelam uma escolha, um caminho para os próximos anos e realço, com muita satisfação, a adesão expressiva por parte dos juízes", afirmou António Joaquim Piçarra, ressalvando que a votação "não deixa agora de representar uma mudança".
Passa a ser a seguinte a composição dos juízes vogais do CSM: pelo Supremo Tribunal de Justiça, juiz conselheiro José de Sousa Lameira; pelos tribunais da Relação, os desembargadores Jorge Simões Raposo e Leonel Serôdio e pelos tribunais de 1.ª Instância, os juízes Susana Costa Cabral (Lisboa), José Monteiro Correia (Porto), Lara Mendes Martins (Coimbra) e Sofia Martins da Silva (Évora).