Jerónimo de Sousa já teve alta e prepara regresso

O secretário-geral do PCP foi submetido a uma cirurgia de urgência à carótida interna esquerda. Por indicação médica, Jerónimo de Sousa vai continuar a recuperação em casa e deverá retomar a campanha eleitoral no fim de semana.
Publicado a
Atualizado a

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, teve alta hospitalar na manhã desta segunda-feira, depois de ter sido submetido a uma cirurgia de urgência à carótida interna esquerda na quinta-feira, e deverá integrar a campanha eleitoral da CDU no fim de semana.

Em comunicado, o PCP anunciou que Jerónimo de Sousa teve alta hoje de manhã, mas por indicação médica vai continuar a recuperação em casa "até ao fim de semana, após o qual retomará a atividade política".

Na semana passada, o partido informou que "no seguimento de exames médicos e de uma avaliação clínica multidisciplinar foi apurada a necessidade de Jerónimo de Sousa ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições".

Jerónimo de Sousa foi operado na quinta-feira, no Hospital Egas Moniz. Nesse mesmo dia, o PCP informou que a operação de urgência "decorreu com êxito, tendo sido concretizados os objetivos cirúrgicos" da intervenção.

Os dirigentes comunistas João Ferreira e João Oliveira estão a substituir provisoriamente o secretário-geral do PCP na campanha para as eleições legislativas, enquanto Jerónimo de Sousa recupera da operação.

Nas legislativas de 2019, a Coligação Democrática Unitária (CDU) - que integra o PCP, o PEV e a Associação Intervenção Democrática - elegeu 12 deputados (dez do PCP e dois do PEV) e obteve 6,33% dos votos, ou seja, 332.473 votos (de um total de 5.251.064 votantes), menos 113.507 do que em 2015, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt