IVA a 6% para as touradas aprovado. BE e PS votaram contra
A 15 minutos da meia-noite chegou a aprovação: com os votos favoráveis de PSD, PCP e CDS, o IVA reduzido para a tauromaquia teve luz verde do PSD, do PCP e do CDS, garantindo a taxa de 6%.
Os partidos chumbaram a proposta do PS que previa essa redução apenas para espetáculos em recintos fixos -- não direcionada para as corridas de toiros, portanto, e que deixava todos os restantes espetáculos na fasquia dos 23% --, momentos depois de o IVA da eletricidade ter aquecido o debate parlamentar.
Nos últimos dias, deputados de todos os partidos receberam milhares de mensagens por e-mail contra a descida da IVA da tauromaquia para 6% -- uma campanha organizada e dirigida pessoalmente a todos os deputados, aproveitando as suas moradas parlamentares eletrónicas que não evitou a aprovação das propostas apresentadas nesse sentido pelo CDS, PSD e PCP.
Assim, a alteração aprovada pela maioria dos deputados que põe o IVA da tauromaquia na taxa reduzida abre também espaço para reduzir o IVA para outros espetáculos, incluindo os festivais de verão.