Hospital de Santa Maria e Pulido Valente suspendem atividades não urgentes
O Hospital de Santa Maria, o maior do país, suspendeu todas as atividades não urgentes e não prioritárias que envolvam internamentos, nomeadamente atividade cirúrgica, para fazer face ao aumento de casos de covid-19.
Desde o fim da tarde desta quarta-feira que as atividades estão paradas no Centro Hospitalar de Lisboa Norte, ou seja, nos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, avançou a rádio TSF.
Numa circular interna, a que a rádio teve acesso, é indicado que "deverão ser desde já revistas as programações já efetuadas".
A administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte informa que "deverá manter-se a atividade de ambulatório, incluindo cirurgia de ambulatório, consultas e hospitais de dia".
A decisão foi tomada no âmbito do plano de contingência para fazer face à procura crescente de camas para internamento de doentes Covid.
Ainda na circular, o conselho de administração refere que está a dar sequência a orientações da tutela dirigidas à mobilização global dos recursos do Serviço Nacional de Saúde.
A decisão surge no dia em que Portugal registou mais 79 mortes por covid-19 e 5891 novos diagnósticos da doença, totalizando 3632 óbitos e 236 015 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde (DGS).
A autoridade da saúde indica que há ainda mais 4257 pessoas recuperadas, num total de 153 702.
Dos 78 641 casos ativos (mais 1555 do que na terça-feira), há 3051 doentes que estão hospitalizados, dos quais 432 em unidades de cuidados intensivos.
Um terço das pessoas internadas nos hospitais devido à covid-19 tem entre os 40 e os 69 anos, 4% dos doentes têm menos de 40 anos e 63% são doentes com mais de 70 anos, revelou hoje a ministra da Saúde durante a conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia.
Portugal tem uma taxa de incidência cumulativa a 14 dias de 726,2 casos por 100 mil habitantes, referiu Marta Temido.
A região mais afetada é o Norte, que, nos últimos 14 dias, tinha uma taxa de incidência acumulada de 1264 casos por 100 mil habitantes.