Gorbachov criticado por sugerir demissão de Putin
"Um ex-líder de um país tão grande, que na realidade ele acabou por dissolver, propõe demitir alguém que salvou do mesmo destino a Rússia", afirmou Dmitri Peskov, numa entrevista a uma televisão estatal. No sábado, o antigo Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, que abandonou o poder há 20 anos, aconselhou Vladimir Putin a abandonar a corrida presidencial, como forma de "conservar o que fez de positivo".
"Vladimir Vladimirovitch [Putin] deve ir-se embora já. Já cumpriu três mandatos: dois como Presidente e um como primeiro-ministro. Ora, três mandatos já chega", declarou o pai das reformas democráticas na URSS em declarações à rádio Eco de Moscovo. "Porque se estão a criar clãs à volta dele", acrescentou. Gorbachov não vê nada de terrível numa decisão dessas. Ao recordar acontecimentos que se registaram há precisamente 20 anos, sublinhou que ninguém o derrubou do cargo de Presidente da URSS, mas foi o próprio a anunciar a demissão.
"Ele deve fazer o mesmo. Eu faria o mesmo, então ficaria defendido tudo o que de positivo foi feito", concluiu. Putin, candidato às presidenciais na Rússia de 04 de março de 2012, criticou na semana passada Gorbachov por ter permitido a desintegração do antigo império soviético, que um dia classificou como "a maior catástrofe geopolítica do século XX".