Fundação propõe um brinde para homenagear o escritor
Domingo, quando se cumpre um mês sobre a morte do único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa, deverá ser a primeira data para recordar o autor de 'Memorial do Convento'.
A ideia partiu de um grupo de espanhóis e propõe ainda que o resultado da homenagem seja registado em fotografia, filme, desenho, música ou texto e posteriormente divulgado através da rede social Facebook ou na página da fundação, disse à Lusa um responsável da instituição.
O desafio, adoptado pela Fundação que o está a divulgar, estende-se aos dias 18 de cada um dos próximos nove meses, coincidindo com a data do falecimento do escritor, acrescentou Sérgio Letria.
A homenagem é apresentada na página como um 'Encontro 'Saramaguiano' (...) aberto a todas as pessoas amantes da sua obra, uma referência à evocação que José Saramago fez a Pessoa em 'O Ano da Morte de Ricardo Reis''.
O resultado 'será o reflexo de 9 meses de despedida de alguém a quem nunca diremos adeus, algo que prove que Saramago nos convoca e reúne', lê-se no texto de apresentação da iniciativa divulgado na Internet.
O escritor faleceu a 18 de Junho, aos 87 anos, na ilha espanhola de Lanzarote onde residia e foi cremado dois dias depois em Lisboa. As suas cinzas serão depositadas no jardim frente às futuras instalações da Fundação, no Campo das Cebolas, em Lisboa.