França impõe máscaras nos transportes públicos para crianças a partir dos seis anos
As crianças no transporte público francês em breve terão que usar uma máscara facial a partir dos seis anos de idade, decretou o governo neste sábado, como parte das últimas medidas contra o coronavírus.
As máscaras eram anteriormente obrigatórias desde os 11 anos, mas Paris está a endurecer os regulamentos devido à rápida disseminação da variante Ómicron.
Crianças a partir de seis anos terão que colocar máscara em todos os meios de transporte público dentro das fronteiras nacionais a partir de segunda-feira, enquanto as transportadoras não poderão servir comida ou bebida por três semanas a partir da mesma data.
O primeiro-ministro Jean Castex sinalizou a proibição de bebidas e alimentos no transporte na segunda-feira passada.
Um porta-voz da operadora ferroviária nacional SNCF indicou que as últimas restrições significam que os passageiros não terão permissão para remover as suas máscaras mesmo para comer ou beber, exceto para serviços transfronteiriços, incluindo Thalys e Eurostar.
Os serviços de restaurante serão suspensos no TGV de alta velocidade e nos serviços intermunicipais a partir de segunda-feira e até 23 de janeiro, disse a SNCF em resposta ao decreto.
Os casos diários de Covid-19 na França têm atingido sucessivos recordes nos últimos dias, mas o governo até agora tem tentado evitar medidas como o fecho de restaurantes e bares, encorajando todos os franceses a vacinarem-se com vacinas de reforço.