Eurodeputado critica o seu próprio desperdício em vídeo
Segundo o diário espanhol El Mundo, os próprios eurodeputados estão conscientes da situação de desperdício que é manter uma sede em França, e já votaram em distintas ocasiões resoluções para pedir que a atividade parlamentar seja realizada unicamente em Bruxelas.
Um dos eurodeputados mais ativos nesta luta é Edvard Kozusnik, membro do grupo parlamentar dos Reformadores e Conservadores Europeus. Para chamar a atenção para a sua campanha, o político de 41 anos produziu um vídeo, que já conta com mais de 40 mil visualizações no YouTube, onde mostra um segundo de cada dia da sua vida ao longo do último ano, desde 30 de janeiro de 2012 a 30 de janeiro desde ano.
[youtube:S-32t3HTGiA] Seis minutos e meio resumem o ano do político e são mote da campanha.
O objetivo é dar a conhecer aos europeus a atividade diária de um eurodeputado, e as constantes viagens que são obrigados a realizar. Sobretudo, a produção é uma forma de mostrar aos Estados membros que têm a última palavra na hora de decidir se querem encerrar a sede parlamentar em Estrasburgo, o que seria uma das formas mais significativas de corte de custos.
No vídeo, que já se tornou viral nas redes sociais, Edvard aparece com outros colegas parlamentares em várias atividades e locais de trabalho, em diferentes cidades. É possível ver também alguns momentos da vida familiar do político, assim como as suas atividades de lazer e os seus dias de férias.
A tarefa parece difícil, já que para que a sede de Estrasburgo dos eurodeputados seja abolida, o que obrigaria a uma mudança de tratados, é necessária unanimidade de todos os Estados membros. Para além disso, a França não está disposta a deixar que a cidade de Estrasburgo perca um fluxo de turistas que recebe em muito graças ao Parlamento Europeu. François Hollande, presidente francês, anunciou esta semana que não está disposto a renunciar da sede parlamentar no seu país. Já Edvard promete continuar a luta contra o desperdício europeu.