Espanha quer multar pais pelos comas alcoólicos dos filhos

A medida faz parte do ante-projeto de lei para limitar o acesso dos adolescentes ao álcool e foi anunciada pelo responsável pelo Plano nacional sobre Drogas espanhol.
Publicado a
Atualizado a

O Governo espanhol, de centro-direita, está a estudar a hipótese de multar os pais dos menores que de forma recorrente vão às urgências devido a intoxicações e comas etílicos, entendendo esta atitude pode ser entendida como um abandono efetivo da tutela por parte dos pais, avançam os jornais do país vizinho.

A medida foi apresentada pelo responsável pelo Plano Nacional de Drogas, Francisco Babín, em conferência de imprensa. Esta incluída na lei que o Governo está a preparar para limitar o acesso dos jovens ao álcool. "A iniciativa legislativa encontra-se em fase de estudo, mas é necessária porque não existe nenhuma norma comum para todo o país".

Francisco Babín acrescentou ainda que poderia até ser entendido como "maus tratos", já que considera que os pais permitem intoxicações etílicas repetidas nas suas casas. "Parte da multa pode ser substituída por um curso de reeducação", acrescentou o responsável espanhol.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt