Escola ainda não começou e alunos já têm explicações
Hoje é o último dia para as escolas começarem as aulas, mas antes de se sentarem nos bancos oficiais, já milhares de crianças passaram o mês de setembro em explicações. E outras tantas preparam-se para regressar às explicações a partir de hoje. Os centros de estudos estiveram fechados em agosto e regressam no início deste mês "com alunos do ano passado, a fazer revisão da matéria dada e a preparar o ano que aí vem", descreve Paula Brito, da Sala 100, em Lisboa.
Uma procura que é cada vez mais habitual e que os pais usam não só para refrescar a memória aos filhos depois das férias, mas também para ocupar o seu tempo enquanto não chegam as aulas a sério, que este ano "estão um bocado atrasadas", reconhece Vasco Ferreira, do centro Na Ponta da Língua. Evitar que os filhos repitam os chumbos a algumas disciplinas levam também os pais a apostar nas explicações, mesmo antes de saber quais as dificuldades que o novo ano escolar apresenta.
"Os pais querem que os filhos aproveitem este tempo para recuperar das dificuldades do ano anterior. Então trabalhamos algumas matérias que ficaram mais tremidas no ano passado de forma a que este ano comece da melhor maneira", justifica Nádia Jorge do centro Clube IV, em Odivelas.