Erdogan vai encontrar-se com Putin em Sochi a 5 de agosto

A Turquia trabalhou com as Nações Unidas para conseguir que os lados em conflito na guerra da Ucrânia assinassem um acordo com o objetivo de retomar os transportes de cereais através do Mar Negro.
Publicado a
Atualizado a

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vai encontrar-se com Vladimir Putin, no resort russo de Sochi, no Mar Negro, a 5 de agosto, informou a presidência turca.

Os dois líderes realizaram a sua primeira reunião desde a invasão da Ucrânia pela Rússia à margem de uma conferência sobre a Síria em Teerão (Irão) a 19 de julho. Erdogan tentou colocar a Turquia - que mantém bom relacionamento com Moscovo e Kiev - no centro dos esforços diplomáticos para tentar interromper a guerra que dura há cinco meses.

A Turquia trabalhou com as Nações Unidas para conseguir que os lados em conflito assinassem um acordo em Istambul na semana passada com o objetivo de retomar a exportação de cereais através do Mar Negro.

A Rússia, por sua vez, está preocupada com as ameaças de Erdogan de lançar uma nova incursão militar no norte da Síria. A Rússia e o Irão apoiaram o governo sírio no conflito de uma década, enquanto a Turquia apoiou vários grupos rebeldes.

Tanto Putin quanto líderes iranianos pediram a Erdogan que não lançasse uma nova ofensiva síria na semana passada. Analistas acreditam que a Turquia preferiria obter a aprovação da Rússia e do Irão antes de iniciar uma nova campanha contra militantes curdos no norte da Síria que Ancara vê como "terroristas".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt